Petrópolis mostra sua face de verão

Conhecido destino de inverno, Petrópolis, na serra fluminense, revela no verão que também pode ser um destino bem interessante quando os termômetros apontam para bem longe do zero. A cidade imperial, que exala um certo ar de requinte por conta da história da monarquia, também oferece elementos para quem procura aventura.

Localizada na serra fluminense, em meio a toda a diversidade que a Mata Atlântica pode oferecer, a cidade tem roteiros ecoturísticos, que estão entre as vedetes do destino, acompanhados de uma gastronomia diversificada e hospedagem qualificada.

A 65 quilômetros de distância do centro do município nasce a Rota 22, que passa pelo Vale das Araras e das Videiras. Num espetáculo que percorre 22 quilômetros de extensão, é possível contemplar um desfile de belezas naturais que culmina no Pico Maria Comprida, onde a aventura pode dar lugar ao romantismo, caso a intenção seja essa.

Outra opção é o circuito Serra Vale (Itaipava-Cuiabá) que percorre três distritos: Madame Machado, Boa Esperança e Cuiabá. Degustação é um dos principais atrativos desse roteiro, pois o cultivo de legumes, frutas, plantas ornamentais e verduras proporciona aos visitantes provar as opções e comprar mudas dos mais variados tipos. As feiras de Madame Machado e Boa Esperança ainda contam com venda de peças de artesanato, além dos tradicionais passeios a cavalo.

Nesta época, não se pode dispensar também um refrescante banho de cachoeira. Na época do império, essa era prática comum entre a realeza e os plebeus, por mais que a distinção socioeconômica fosse muito latente. O circuito das Pedras do Taquaril certamente estava entre os destinos mais procurados, afinal, em meio às montanhas do roteiro, belas quedas d?água convidam a um banho, envolto no aroma sedutor da mata e o ar puro da serra fluminense. É em Taquaril que está também a Pedra do Elefante, com seus 1.600 metros de altura e uma vista panorâmica de Petrópolis e Teresópolis.

Onde ficar?

No centro histórico de Petrópolis, próximo ao Museu Imperial, Palácio Cristal e rodoviária municipal, está o Bristol Poesy Atelier Molinaro, uma pousada de arquitetura típica, que oferece hospedagem em vinte apartamentos equipados com internet banda larga, frigobar, cama king size, hidromassagem e TV a cabo.

Nas áreas comuns, piscina, salão de jogos, spa, sauna, campo de futebol, quadra de vôlei, salas de leitura e TV, além de lareira e churrasqueira em meio a uma área verde de 33 mil metros quadrados. Mais informações: 0800-41-1816 ou www.bristolhoteis.com.br.

Voltar ao topo