Peru: natureza, história e misticismo

A história escrita na própria natureza. Essa é uma das características que levam tantos turistas ao Peru, um país impregnado de misticismo e presenteado com uma natureza para lá de especial. Entre suas maiores atrações está Machu Picchu, a mais famosa cidade-santuário do planeta, considerada pelos cientistas o mais importante sítio arqueológico do continente e, pelos místicos, um dos três centros energéticos da Terra. O turismo místico atrai milhares de peregrinos e cientistas de todo o mundo.

Mas para chegar até este santuário, a viagem começa em Lima, capital do Peru, onde vivem aproximadamente oito milhões de pessoas. O trânsito é maluco e o carros geralmente são velhos e apenas as buzinas funcionam. O transporte público é barato e diversos microônibus circulam pelas ruas, mas o ideal é conhecer a cidade de táxi – o preço é negociado com o motorista.

Lima tem muitas praças com belíssimos lugares para visitação. Na Praça de Armas, fica a catedral. Na Bolívar, o Museu da Inquisição. A Igreja de São Francisco, o lugar mais impressionante de Lima, não fica em uma praça, mas nas esquinas das ruas Lampa e Ancash.

A igreja é um local de extraordinária beleza e muitos mistérios. No subsolo ficam as catacumbas, com mais de setenta mil esqueletos dispostos em círculos concêntricos e iluminados de um jeito especial. Tem ainda uma biblioteca repleta de livros da época dos conquistadores, que contam um pouco sobre a história da cidade, que foi fundada em 1535 pelo espanhol Francisco Pizzarro sob o nome de Ciudad de Los Reys.

Cuzco

De avião chega-se a Cuzco, antiga capital do império inca que, na altura do vale Huatanay, chega a estar a 3.400 metros acima do mar. Até 1948 alcançava-se Machu Picchu pela Trilha Inca – um caminho de 42 quilômetros desenhado entre os precipícios. Logo à entrada de Machu Picchu nota-se a Casa do Vigia – local privilegiado no pináculo dos terraços do setor agrícola, de onde se tem a visão favorita dos cartões- postais da cidade.

Espetáculo grandioso é a Pedra Funerária, nome atribuído à forma e à localização. A área foi um cemitério e, sobre essa pedra esculpida se realizavam as oferendas e os rituais funerários. Em Machu Picchu o ritmo frenético de Lima é esquecido. A paz e a tranqüilidade reinam absolutos. O lugar é ótimo para meditar, o panorama ao redor é magnifico e o Rio Urubamba, que brilha como prata entre o desfiladeiro, é um convite à parte para uma viagem inesquecível.

Serviço – A operadora Fenix acaba de lançar seus novos roteiros para esse país. São seis dias de viagem, incluindo passagens aéreas, traslados, café da manhã, duas noites de hospedagem em Lima, com passeio panorâmico pela cidade; duas noites de hospedagem em Cuzco, com visita às quatro ruínas; uma noite de hotel em Machu Picchu, com passeio. O preço por pessoa em apartamento duplo é de US$ 889, válido para saídas até 5 de dezembro. Informações: (11) 3255-4666.

Em Curitiba, a operadora Orion oferece um pacote de sete dias, que inclui visitas a Lima, Cuzco e Machu Picchu, passagens aéreas a partir de Curitiba, traslados, hospedagem (apartamento duplo), city tour e passeio de trem a Machu Picchu com almoço. Os preços do pacote variam a partir de US$ 1.370 por pessoa.

Mais informações: (41) 225-3001.

Voltar ao topo