Pernambuco terá verão com eventos culturais

Petiscos regionais e cerveja gelada, literatura africana e latino-americana, concertos de jazz em teatro secular ou ao ar livre, exposições de fotografias e artes plásticas.

Em comum, o palco de todas estas manifestações e nuances culturais: Pernambuco. Com o início do verão antecipado, o estado recebe atrações imperdíveis entre setembro e novembro, quando começam a fervilhar os eventos culturais.

O circuito cultural começou na 2.ª Semana de Fotografia do Recife, que acontecem até dia 7 de setembro. A programação do evento inclui oficinas, debates, palestras e leituras de portfólio, além de exposições, projeções, lançamentos e mostras de Pernambuco e de outros estados.

Setembro é marcado pelo Jazz Festival Brasil, que acontece entre os dias 11 e 13, no Teatro de Santa Isabel, o mais antigo em funcionamento na América Latina. O evento vai levar à capital pernambucana o melhor do “jazz de raiz” das décadas de 20 a 50, com atrações internacionais como os norte-americanos Leroy Jones e a Judy Carmichael Septet.

Diretamente da Suécia, a Guinhild Carling and Band recebe no palco o guitarrista americano Chris Flory e, pela primeira vez no Brasil, apresenta-se o canadense David Braid Sextet, que vai revisitar o repertório da Count Basie Orchestra, uma das mais importantes big bands da história do jazz. A Irakli and the Louis Ambassadors, da França, vai prestar um tributo ao trompetista Louis Armstrong.

Em outubro, Recife sedia a oitava edição do Festival Gastronômico de Pernambuco, que acontecerá entre os dias 12 e 26. Durante o período, 25 restaurantes pernambucanos irão homenagear os 200 anos da chegada da família real portuguesa no Brasil.

Outros festivais também costumam atrair um grande público à capital pernambucana como o Roda de Boteco e o Comedoria de Mercado, projetos que valorizam a saborosa gastronomia popular de bares e mercados públicos.

Festival de Circo

Em novembro, a capital se transforma em um grande picadeiro com o Festival de Circo do Brasil, com apresentações de artistas nacionais e estrangeiros que animam aos mais diversos pólos, mas é a literatura que marca as atividades culturais no estado, com a realização da Festa Literária Internacional de Porto de Galinhas (Fliporto).

Em 2008, o evento acontece entre 6 e 9 de novembro e contempla a literatura produzida na África e América Latina. A programação literária conta com mais de 50 escritores nacionais e estrangeiros além de muitas atividades para todos os públicos.

As crianças são contempladas na Fliportinho e os turistas e nativos podem escolher entre as diversas atrações: exposição de fotografias, mostra de artes plásticas, circuito de gastronomia e tours histórico-culturais.

O balneário também encerra o mês de novembro em grande estilo, com a realização do II Festival Internacional de Jazz e Blues de Porto de Galinhas, entre 26 e 29 de novembro.

A programação – gratuita e que acontece na praça principal de Porto – trará nomes como o pianista João Donato e a cantora Leny Andrade, além de atrações como a Dixie Square Jazz Band.

O evento homenageia Tom Jobim e os 50 anos da Bossa Nova e ainda contempla ações paralelas como orquestra circulando pelas ruas do balneário, exposições e lançamento de livros, entre outras ações.