Jaguariúna faz parte de dois Circuitos Turísticos: das Águas Paulista e da Ciência e Tecnologia. Esta participação em dois pólos turísticos abre um cenário mais amplo para que a administração municipal invista no Turismo.
Hoje, a Maria-Fumaça é a principal atração e com a execução do projeto de ampliação da linha férrea até o Centro Cultural (considerado o Coração de Jaguariúna), tem atraído um maior número de visitantes à cidade.

O passeio de Maria-Fumaça tem objetivo cultural e recreativo, atendendo escolas, clubes, associações de terceira idade e o público em geral. Durante o passeio, monitores especializados contam a história do trem e do café, fazem comentários sobre a sociedade da época, os Barões do Café e a rotina dos trabalhadores nos cafezais.
Com o restauro das estações, equipamentos, carros e locomotivas a vapor, pessoas de todo o Brasil e de várias partes do mundo já visitaram a cidade para conhecer uma autêntica ferrovia do século XIX.

Partidas de Jaguariúna:
Sábado:
10h – Jaguariúna / Tanquinho / Jaguariúna (meio percurso)
15h – Jaguariúna / Tanquinho / Jaguariúna (meio percurso)
Domingos e feriados:
10h – Jaguariúna / Tanquinho / Jaguariúna (meio percurso)
12h – Jaguariúna / Anhumas / Jaguariúna ( percurso completo)
14h – Jaguariúna / Tanquinho / Jaguariúna (meio percurso)
16h – Jaguariúna / Tanquinho / Jaguariúna (meio percurso)

Maiores informações: Centro de Informações Turísticas/Av. Marginal – s/nº – CEP 13820-000 – Jaguariúna/Fone: (19) 38674221