Parques são opção para as férias

Parques, bosques, praças e jardins oferecem boas opções de passeio a quem vai ficar em Curitiba nas férias de verão. São 28 parques e bosques espalhados nos mais diversos pontos da cidade, mais de 22 milhões de metros quadrados de área verde, belas paisagens e muita tranqüilidade, além de áreas estruturadas para a prática de esporte, lazer e entretenimento, à disposição de quem quer fazer um bom passeio sem gastar.

O Parque Barigui, um dos preferidos dos curitibanos, chega ao período de férias ainda melhor. A Prefeitura está ampliando as pistas de passeio e ciclismo que serão entregues no início de janeiro, interligando o lado esquerdo e direito do Parque, dividido pela Av. Cândido Hartmann. São quase 450 metros de pista, de 2,5 metros de largura, que estão sendo construídos no lado direito do Barigüi. “Agora, quem costuma andar pelo parque pode fazer o percurso completo. Além da ampliação da pista vai ganhar nova sinalização para avisar aos usuários que o percurso aumentou”, explica Reinaldo Pilotto, diretor do Departamento de Parques e Praças da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Outra boa opção é o Parque Tanguá, no Pilarzinho, transformado em cartão postal da cidade graças aos seus 240 mil metros quadrados de área verde, jardins, túnel, bosque e um mirante de 65 metros com vista panorâmica de grande beleza.

Localizado no centro da cidade, o centenário Passeio Público funciona também como um zoológico de pequenos animais, com diferentes espécies de aves e répteis exóticos.

Os bichinhos também fazem a festa da criançada no Zoológico do Parque Iguaçu. Com uma área de 530 mil metros quadrados, o Zôo terá uma programação especial de férias, com teatrinho infantil, pinturas no rosto, brincadeiras e atividades ambientais.

E também não falta espaço para quem gosta de um bom churrasco preparado na companhia de amigos e família. Churrasqueiras estão espalhadas nos parques Tingui, Tanguá, Barreirinha, Passaúna, Bosque do Trabalhador, Bosque da Fazendinha e Bacacheri.

Quem preferir caminhar ou pedalar pela cidade tem à disposição 120 quilômetros de ciclovias – a maior rede do país, que interliga parques, equipamentos de lazer e a região industrial da cidade.

Linha Turismo

Os principais pontos turísticos da cidade podem ser visitados utilizando a Linha Turismo, que circula de terça-feira a domingo. São jardineiras, confortáveis e modernizadas que saem a cada 30 minutos, percorrendo em cada viagem 40 quilômetros em cerca de duas horas. Em cada ponto há uma breve parada para embarque e desembarque de passageiros. A cartela com 4 tíquetes custa R$ 6,00 e dá direito a embarque e três reembarques. Não compre fração de cartela.

Voltar ao topo