Consolidada como pólo de
negócios, Curitiba será mostrada
também como um destino de lazer.

Considerado um dos mais importantes destinos turísticos do Brasil, o Paraná se prepara para participar do Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, que acontece de 1.º a 5 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo, com a participação de todos os estados e do Distrito Federal. Esse evento nacional faz parte da estratégia de marketing do Ministério do Turismo para divulgar aos brasileiros os produtos turísticos de todo o País. ?Vamos apresentar nossos roteiros aos representantes do trade nacional e ao público estimado em cem mil pessoas?, diz o secretário do Turismo do Paraná, Celso de Souza Caron.

Com o tema Paraná de todos os roteiros, o Estado dividirá um grande estande, de 780 metros quadrados, com os outros dois estados da região Sul (Santa Catarina e Rio Grande do Sul). Está confirmada a participação de onze agências paranaenses na Rodada de Negócios e aproximadamente quinze agências operadoras de receptivo farão parte do estande do Paraná, comercializando seus roteiros já formatados.

Com imagens das belezas naturais, arquitetônicas e das etnias que o compõem, o Paraná apresentará no evento nacional roteiros e produtos de sete regiões turísticas: Litoral, Curitiba e Região Metropolitana, Campos Gerais, Oeste e Lindeiros ao Lago de Itaipu, Norte, Noroeste e Centro-Sul.

Paraná de todos os roteiros

No Paraná, o turismo é marcado pela diversidade e pela hospitalidade. São quase duzentos mil quilômetros quadrados de paisagens de tirar o fôlego. E perto de dez milhões de pessoas a acolher o visitante de braços abertos. Com boas rodovias asfaltadas e dois aeroportos internacionais, estrutura de hospedagem das mais amplas e qualificadas e inúmeros apelos históricos, culturais e naturais, o Estado é um importante destino turístico do Brasil, que se organiza em regiões, roteiros e segmentos que atraem e surpreendem o visitante.

As Cataratas do Iguaçu – visitadas por milhares de brasileiros e estrangeiros – constituem o principal cartão-postal. Mas o Paraná ainda acena com outras belezas naturais como a Ilha do Mel, Vila Velha e o Cânion do Guartelá. Tem campos cultiváveis de onde sai expressiva parcela da produção agrícola brasileira. E, em extremos opostos de seu território, estão encravados dois marcos da engenharia humana: a centenária ferrovia Paranaguá-Curitiba a serpentear a Serra do Mar, ligando o litoral ao planalto, e a monumental Hidrelétrica de Itaipu. E o que dizer de sua história, ligada ao ouro, ao tropeirismo, ao pinheiro, à erva-mate e ao café, que motivaram a vinda de migrantes de diferentes culturas.

O Paraná possui cidades pujantes no interior, e uma capital – Curitiba, que é tradução mundial de qualidade de vida e de soluções nas áreas de transporte público e preservação ambiental. Valoriza a herança dos pioneiros e aposta no futuro, com um dos mais modernos parques industriais do País.

Mais informações podem ser obtidas no site www.turismo.pr.gov.br.