Paisagens dos manguezais à Costa do Sol

Localizada em um planalto elevado, cortado por dois rios importantes: Piauí e Piauitinga, além de outros menores, que revelam ao final de seus cursos, um rico estuário cercado pelas mais variadas formas de manguezais, que merecem destaque especial, pois são um dos maiores do mundo em extensão e os mais ricos em plâncton.

O seu potencial, utilizado de maneira racional, é fonte de várias atividades econômicas, como a pesca artesanal do caranguejo e do camarão, o que dá suporte à gastronomia local.

Estância tem um clima excelente e as suas praias, algumas delas ainda intocadas, são motivos de visita constante de turistas de todo o Nordeste e do Sul do país, destacando-se o Abaís e o Saco, que fazem em seu estuário, bancos de areia como a Ilha da Sogra, Ilha do Sossego e Ilhas Malvinas. Estes oferecem lagoas naturais de agradáveis águas cálidas e é comum, nestes locais, avistar golfinhos alimentando-se de tainhas e um ou outro filhote de tartaruga marinha rumo ao mar, em sua luta pela sobrevivência.

Visitar as belezas naturais que abraçam Estância é conviver com o povo simples e hospitaleiro, cada vez mais envolvidos nas aventuras do ecoturismo e na harmoniosa preservação das raras formações naturais.