Os encantos dos alpes suíços

Tem início, no próximo mês, a temporada de inverno no hemisfério norte e, com ela, a oportunidade para brasileiros de apreciar cenários diferenciados de neve e montanha.

Na Suíça, por exemplo, a Secretaria de Turismo de Interlaken e a companhia de transportes ferroviários Jungfraubahnen já estão com tudo pronto para receber os turistas com roteiros exclusivos para quem quiser contemplar e vivenciar os alpes.

É nessa temporada também que o turista pode se deparar com as melhores condições para a prática dos esportes de inverno. Com mais de 213 quilômetros de pistas esquiáveis em cinco estações, é possível praticar esqui, snowboard, cross-country e sledging (trenó de velocidade), entre outros. Os mais experientes podem experimentar o heliski, esporte no qual um helicóptero leva o aventureiro para esquiar em neves virgens.

Estação de trem mais alta

Um dos destaques oferecidos nesta temporada é o roteiro Jungfraujoch – Top of Europe, que proporciona uma inesquecível visita à Jungfraujoch, estação de trem mais alta da Europa, cuja rota cobre cerca de 12 quilômetros de trajeto em pura neve. Localizada a 3.454 metros de altura, trata-se de uma impressionante obra da engenharia e conduz o visitante a um dos cenários mais bonitos do planeta.

Outro inusitado tour inclui uma caminhada nas regiões de Grosse Scheidegg, First e Bussalp. São 90 quilômetros possíveis para a realização do esporte. O visitante poderá respirar o ar puro alpino e deleitar sua vista com claros lagos cristalinos que refletem os picos cobertos de neve. Para finalizar a noite, nada mais suíço que saborear uma fondue ou a tradicional raclete nos restaurantes e bares da região.

Para obter mais informações sobre este destino e ainda conhecer mais novidades para a próxima temporada, acesse os sites www.interlaken.ch e www.jungfraubahn.ch ou entre em contato com os seguintes operadores de turismo brasileiros: CIT (11) 3217-8500, Designer (11) 2181-2900, Eurovip’s (11) 3066-2722, Flot (11) 4504-4500, Soft Travel (11) 3017-9999 e TT 0800-11-5303.

Passeio leva ao cume do Jungfraujoch

Proprietária das cinco linhas ferroviárias e dos dois teleféricos existentes em Interlaken, a companhia de transportes Jungfraubahnen é responsável por conectar os diversos pontos da região.

A linha ferroviária pioneira da companhia e também a mais famosa das cinco, Jungfrau, começou a ser operada em 1912. Os trens partem de Kleine Scheidegg, passam pelos montes Eiger e Mönch e seguem até o cume do Jungfraujoch, superando uma diferença de altitude
de 1.400 metros.

Em maio de 2006, foi celebrada uma parceria entre as linhas ferroviárias de Jungfrau e a estrada de ferro do Corcovado (www.corcovado.com.br/trem), no Rio de Janeiro, um dos passeios turísticos mais antigos do Brasil. Ambas são dotadas do mesmo sistema suíço de tração por cremalheira.

A parceria constitui um importante intercâmbio de know-how no âmbito da tecnologia de transportes e de marketing. Além disso, todos que compram um tíquete até o Top of Europe ganham 50% de desconto no trajeto brasileiro.

Região é centro de aventura e cultura

Walter Storto/Swiss-image.ch
Tour pode incluir uma caminhada nas regiões de Grosse Scheidegg.

Localizada no coração dos alpes suíços, entre os lagos Thun e Brienz, a região de Interlaken surpreende turistas do mundo inteiro com seus esplêndidos cenários, formados por belíssimos lagos e montanhas cobertas de neve. Segundo dados do órgão oficial de turismo local, do ano passado para cá, houve um aumento de 37,6% de visitantes brasileiros na região.

Situada a três mil metros de alt,ura, a região oferece atrações turísticas durante o ano inteiro, como cascatas de 400 metros de altura, geleiras, lagos de cor azul turquesa, além dos picos majestosos dos Alpes: Eiger, Monch e Jungfrau.

As três formações rochosas fazem parte de um impressionante conjunto de montanhas, vales e geleiras que, desde 2001, é considerado Patrimônio Natural da Humanidade.

A região, famosa por ser o grande centro para a prática de esportes de aventura da Suíça, é também referência em termos de cultura, servindo de base para diversos eventos artísticos durante todo ano.

Lá, o turista encontra também o elegante cassino Kursaal. Construído em 1859, o estabelecimento destaca-se pelos modernos equipamentos, excelente serviço e ambiente elegante.

Um dos atrativos da região é a intensa vida noturna. Interlaken abriga uma grande variedade de bares, pubs e danceterias, que oferecem opções para todos os gostos.

No verão, o leque de opções é complementado pelos estabelecimentos ao ar livre, que proporcionam um clima ainda mais charmoso ao local. A região também é repleta de renomados restaurantes, que oferecem diversas opções de pratos locais e internacionais.