Santana dos Montes está situada à 130 km de Belo Horizonte e tem em seus casarões, fazendas coloniais e belezas naturais os principais atrativos para os visitantes. Inicialmente habitada por Índios carijós e depois por portugueses, a área recebeu o aporte dos escravos africanos destinados às lavouras, cujos descendentes ainda mantêm viva a tradição da Festa do Rosário, a Folia de Reis e o Congado.

O lema “Cidade Natureza”, adotado pelo local, expressa bem a realidade de seu território. Rodeada pela Serra do Espinhaço, Santana dos Montes tem o privilégio de estar na junção do cerrado com a Mata Atlântica.
Córregos, cachoeiras, corredeiras e matas fechadas compõem uma área de natureza exuberante e pitoresca, de tranquila beleza, na qual pássaros e animais silvestres dos mais diversos tipos convivem em ecológica harmonia.
Trilhas e estradinhas onde se pode andar a pé, a cavalo ou de charrete encantam os turistas.
Conforto e tranquilidade são ingredientes de destaque nos hotéis-fazendas e pousadas do lugar, que integra a Estrada Real e o Circuito Turístico Villas e Fazendas de Minas.
O lugar é uma excelente opção para quem busca conviver com a história e a natureza em paz, com segurança e conforto, a pouca distância de Belo Horizonte e do Rio de Janeiro.