Novo secretário de olho no turismo religioso

Investir no turismo religioso é uma das prioridades traçadas pelo novo secretário estadual de Turismo, Celso de Souza Caron, que assumiu a pasta na última semana. A intenção é transformar a cidade de Paranaguá em um centro de peregrinação mariana permanente, com visitação ao Santuário de Nossa Senhora do Rocio, não somente no dia 15 de novembro, quando, tradicionalmente, acontece a festa em homenagem à santa. Isso se refletiria em mais turistas para todos os municípios litorâneos.

O presidente da Paraná Turismo, Jorge Demiate, que foi incumbido de acompanhar todo o trabalho, comentou que a imagem de Nossa Senhora do Rocio, levada por fiéis, saiu de Paranaguá em visitação aos demais 398 municípios do Estado, entre 1997 e 2000, e agora está na hora de os paranaenses “retribuírem” essa visita.

Ele sugere ainda que as demais festas religiosas do litoral – Nossa Senhora dos Navegantes (Ilha do Mel), Festa do Divino (Guaratuba), Nossa Senhora do Pilar (Antonina) e Nossa Senhora do Porto (Morretes) – sirvam também para divulgar e fortalecer Paranaguá como destino turístico religioso.

Demiate observou que a cidade catarinense de Treze Tílias é um bom exemplo de destino religioso que deu certo. “A cidade, na verdade, não tem muito para se ver, mas pelo esforço da comunidade, se transformou em um destino nacional para esse tipo de turismo”, exemplificou.

A primeira reunião para dar início a um projeto de desenvolvimento de Paranaguá por meio do turismo religioso já foi feita esta semana entre o governo estadual e alguns padres das comunidades de Paranaguá e Curitiba. Além disso, Caron determinou à Diretoria de Marketing da Paraná Turismo que fosse feita uma pesquisa com a população não só de Paranaguá mas também com a de outros municípios do litoral para verificar o interesse em se engajar no processo.

Produtos

Depois da Rota dos Tropeiros, produto que já vem sendo divulgado, o litoral é agora o foco da Secretaria de Turismo para incrementar a visitação turística no Paraná. Além desses dois destinos, Curitiba e Região Metropolitana também será apresentada ao governo federal como produto turístico, paranaense, atendendo ao Ministério do Turismo que sugeriu que cada estado tivesse três produtos formatados para serem promovidos nos eventos nacionais e internacionais do setor.

Trabalhando nessas vertentes, a intenção do Paraná é alcançar a meta de aumentar em 25% o fluxo de turistas brasileiros e em 30% o número de estrangeiros no Estado; estender a permanência dos turistas de 3,8 para 4,5 dias; incrementar o gasto per capita em 30% e a receita gerada pelos turistas em 25%.

Por ser agente de viagens há 34 anos, Caron diz que assume com a visão nítida de que o turismo precisa de resultados rápidos que devem ser avaliados e estar disponíveis para a sociedade. “Vamos levantar todos os eventos que acontecem no Brasil e exterior para que possamos nos planejar e promover o Paraná nas feiras”, destacou ele, que é proprietário da Larus Passagens e Turismo e que presidiu a Abav-PR (Associação Brasileira das Agências de Viagens – Seccional Paraná), no período de 1979 e 1981.

Prodetur Sul

O Paraná pretende investir US$ 100 milhões para incrementar o turismo. Esses recursos são parte do total de R$ 333 milhões previstos no Prodetur Sul – programa do governo federal que envolve os três estados do sul e Mato Grosso do Sul.

De acordo com Maria Inês Cervenka de Freitas, coordenadora de programas de governo da Secretaria Estadual do Planejamento, US$ 200 milhões deste total ainda não estão disponíveis porque representam o empréstimo do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O restante do investimento corresponde à contrapartida dos estados e municípios.

A primeira região a receber investimentos (cerca de US$ 30 milhões) será Foz do Iguaçu, por ser o principal portão de entrada de turistas no Paraná. “Já demos início ao planejamento da segunda área, que é o litoral”, anunciou.

Paraná recebe seis milhões de turistas

O novo secretário estadual de Turismo, Celso de Souza Caron, lembrou dados sobre o turismo no Paraná, no Brasil e no mundo. De acordo com ele, o Paraná recebeu, em 2003, 6.083.687 de turistas, gerando uma receita de US$ 1,07 bilhão. Em 2002, do total de turistas que visitou o Estado, 48% eram paranaenses, 35% eram oriundos de outros estados e 17% eram estrangeiros. Do total de estrangeiros, 55% vêm da Argentina, Uruguai, Paraguai e Chile.

Em média, o visitante fica 3,8 dias no Paraná e o gasto médio per capita é US$ 46,30/dia. O que mais atrai visitantes é, nesta ordem, Foz do Iguaçu, Curitiba, litoral, Campos Gerais (Vila Velha e Guartelá), norte, turismo de eventos e feiras agropecuárias.

Brasil

As metas da Política Nacional de Turismo para 2003-2007 é criar 1,2 milhão de empregos, aumentar de quatro milhões para nove milhões o número de turistas estrangeiros, gerar US$ 8 bilhões em divisas, aumentar para 65 milhões a chegada de passageiros em vôos domésticos e a formatação de três produtos turísticos por estado e Distrito Federal.

Turismo no mundo

A indústria turística no mundo movimentou em 2003 US$ 3,5 trilhões, ou seja, 10% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial. Estatística de 2002 mostrou que 715 milhões de pessoas fizeram viagens internacionais movimentando US$ 74 bilhões.

De acordo com a OMT (Organização Mundial do Turismo), o setor gera impacto em 52 segmentos econômicos e, conforme a Embratur, a indústria automotiva, por exemplo, precisa investir R$ 170 mil para criar um emprego, já no setor de turismo, um hotel precisa investir somente R$ 40 mil, e um restaurante R$ 10 para o mesmo resultado.

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