O município de Nova Pádua situa-se entre as montanhas da Serra, na encosta superior do Nordeste do Rio Grande do Sul. Distante 30 km de Caxias do Sul e 165 km de Porto Alegre.
Na cidade você encontra festas típicas italiana, saborosa gastronomia, vinícolas, capelas, atrativos naturais e culturais, parreirais em meio a vales, além, é claro, da hospitalidade dos habitantes dessa pequena cidade italiana.

A cultura herdada dos imigrantes italianos é preservada. Herdaram a maneira de trabalhar com a terra, a garra, a religiosidade, a hospitalidade e o dialeto vêneto, o qual é praticamente, hoje, falado constantemente em todas as famílias.

Os praticantes de rafting descobriram as emoções da prática do esporte no Cachoeirão. No meio dessa água toda este esporte radical oferece muita adrenalina. A natureza permite que você a desafie em mais de trinta corredeiras, em meio aos deslumbrantes vales da serra gaúcha, com dez quilômetros de e aproximadamente três horas de duração em água.
O rapel também é uma ótima opção. Cascatas, grutas e paredões de até 120 metros de altura dá emoção aos praticantes.

Além das inúmeras belezas naturais e do turismo de aventura, Nova Pádua possui vinícolas que elaboram excelentes vinhos. Faz parte da Rota dos Vinhos dos Altos Montes (Apromontes), onde há vinícolas para visitar, degustar e comprar vinhos elaborados com qualidade.