Noruega atrai turistas brasileiros

A Noruega começa a despontar como um destino para brasileiros que querem beleza natural, combinada com história, gastronomia, artes e muito requinte. É no litoral rendilhado por fiordes que a Noruega mostra toda a exuberância de sua natureza. Fonte de inspiração para artistas e refúgio de nobres desde os primórdios do século XIX, a região dos fiordes tornou-se um dos mais sofisticados destinos turísticos da Europa. Contribuem para isso uma bem estruturada rede hoteleira somada às atrações da natureza, artes, história e gastronomia.

Caprichosamente esculpidos pela natureza ao longo de milhares de anos, os fiordes são estreitos golfos que avançam para dentro do país, ladeados por imensos paredões de rocha e com águas de verde-turquesa. Com grande profundidade, esses fiordes permitem a navegação de transatlânticos e até a aparição de baleias.

Roteiro

O roteiro ideal na Noruega inclui Oslo, a capital, e Bergen, a segunda cidade mais importante. Mas não devem faltar pequenos vilarejos como Geiranger, ponto de partida para diferentes passeios pelos fiordes e montanhas. É lá que fica um dos cartões postais da Noruega, o Mirante Flydasjuvet e também o Pico de Danlsnibba, 1500 metros acima do nível do mar, onde se pode chegar através de uma estrada sinuosa de panorama indescritível.

Com localização invejável, acima do fiorde de Geiranger, considerado o mais lindo do mundo, do Union Hotel é possível avistar não apenas o estreito fiorde azul turquesa como picos nevados, quedas d ?água, casinhas de madeira encarapitadas nas montanhas.

Geleira de Jostedal

Os povoados Loen e Olden são pontos de partida para a Geleira de Jostedal, uma importante massa de gelo de 487 quilômetros quadrados, o maior glacial da Europa continental onde são possíveis passeios em charretes puxadas por cavalos Fjording, uma antiga e robusta raça, típica desta região . É ali também que fica a Estação de Esqui de Verão de Styrn, funcionando de maio a setembro.

Nessa região, o Hotel Alexandra proporciona uma das mais tradicionais e requintadas formas de hospedar. Não bastasse estar entre um lago verde-esmeralda e um fiorde azul turquesa, este hotel é renomado por sua culinária norueguesa.

Balestrand à beira do Sognefjord, o fiorde mais comprido e profundo do mundo, com quase 1300 metros de profundidade, é outra visita imperdível, na Noruega. É lá que fica a Igreja Viking de Hopperstad, construída em madeira, por volta de 1150, mesclando a influência viking com estilos celta, gótico e romano.

Em Balestrand é como estar de volta a um tempo distante quando artistas e nobres buscavam a região para descansar e se inspirar. E o Kvikne´s Hotel é como um cartão postal nessa paisagem. Ao edifício original de estilo suiço, construído em 1894, a família Kvikne acrescentou uma nova edificação, às margens do Sogenfhjord, o mais importante fiorde da Noruega.

Lofthus é um simpático vilarejo conhecido como o pomar da Noruega com mais de 500 mil macieiras, pereiras, cerejeiras e ameixeiras. Lá fica o fiorde de Hardanger, cenário de vários filmes e pinturas por sua beleza extraordinária e é lá também que está o Hotel Ullesvang, cenário de diversas composições de Edvard Grieg, o mais célebre dos compositores noruegueses. Desde sua fundação, em 1846, é a família Utne que dirige este hotel oferecendo, além da hospedagem diferenciada, várias opções de passeios. De Lofthus pode-se fazer vôos panorâmicos sobre a Geleira de Folgefonna ou conhecer o Parque Nacional de Hardanger e V¢ringsfossen onde está a maior população de renas selvagens da Europa, além de animais árticos.

Bergen, a segunda maior cidade da Noruega, é célebre por suas charmosas ruelas e construções em madeira. Importante centro cultural, ainda guarda a lembrança de Ole Bull, o famosíssimo violinista, que influenciou de maneira marcante a vida cultural da Noruega no século XIX sendo um dos mentores de Edvard Grieg e de Henrik Ibsen.

Atração à parte em Bergen é o Solstrand Fjord Hotel .A história deste hotel remonta a 1146, quando naquele local foi fundado um mosteiro. Mas foi em 1896 que foi feita a edificação, que ainda hoje se conserva. Assim, passado e presente podem ser vivenciados neste hotel dirigido pela mesma família desde o início do século passado e que oferece serviço personalizado, sendo uma referência na hotelaria norueguesa.

Oslo é o ponto de início e de final de viagem. A capital norueguesa fundada no ano 1000, mantém seu frescor e charme com intensa vida cultural, com grande variedade de espetáculos, concertos, óperas. É lá também que podem ser vistas verdadeiras relíquias, os barcos Vikings encontrados em escavações arqueológicas no Fiorde de Oslo. No Museu Munch estão as obras primas do maior pintor expressionista, incluindo ” O Grito” .

Em Oslo fica o Hotel Continental, fundado em 1900, mantém uma invejável coleção de arte, incluindo várias obras de Munch e artistas contemporâneos. É dirigido, há três gerações pela mesma família e seu Thearencafeen, um dos seus restaurantes, em estilo vienense, notabilizou-se desde o início como ponto de encontro de artistas e críticos, após os espetáculos no teatro que fica do outro lado da rua. Muito bem localizado, no centro da capital norueguesa, ele também faz parte dos Leading Hotels of the World e tem restaurante estrelado pelo Guia Michelin.

Tradição hoteleira

Reunidos num grupo denominado The Prominent Hotels of the Fiords, os hotéis citados têm em comum o conceito requintado de ser. São independentes entre si e mantêm, como característica básica estarem situados nos cenários mais deslumbrantes da Noruega e de oferecerem serviços diferenciados.

Dirigidos pelas mesmas famílias há pelo menos quatro gerações, esses hotéis hoje reunidos como The Prominent Hotels of the Fjords surgiram no século XIX, para atender aos nobres ingleses que descobriam aquele como um destino turístico especial e, desde então, vêm hospedando artistas e a nobreza européia, além de serem os favoritos de personalidades norueguesas.

Não é nada difícil se encantar com a Noruega. Não penas por suas belezas naturais mas, principalmente, pela amabilidade de seu povo somada à excepcional qualidade de vida que a fez merecer a primeira colocação no ranking da ONU como o país com maior IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), ou seja, a melhor qualidade de vida do mundo.

Serviço: Operadoras brasileiras que começam a oferecer pacotes para esses destinos: Scan Suisse (11- 5531 7100); Teresa Perez (11-3365 4000) Queensberry (11-32177100). Consulte seu agente de viagens.

Voltar ao topo