Norte do Paraná: destino de aventuras

O feriado da Páscoa deste ano, entre 9 e 11 de abril, promete ser um divisor de águas para a região de Londrina e municípios vizinhos. Com a realização da primeira etapa do Circuito Paranaense de Corridas de Aventura, será apresentado ao Brasil o grande potencial da região como destino de esportes em áreas naturais. No local, são praticados rafting no Rio Tibagi, rapel e cascading em várias cachoeiras dos municípios de Tamarana e Faxinal e cicloturismo por todas as estradas vicinais do Norte.

Mauá da Serra tem a Serra do Cadeado e suas culminâncias como, por exemplo, a Pedra Branca, ponto ainda não descoberto por montanhistas, mas que apresenta um gigantesco potencial para tal. Em Faxinal, o cânion do Rio Bufadeira com suas quatorze cachoeiras é um espetáculo a parte. No mesmo município, o cicloturismo e o bóia-cross são opções de fácil acesso e contam com guias que já operam no local.

Em Tamarana, destaca-se o visual das serras e cânion do Rio Tibagi e suas fortes corredeiras, além do cicloturismo que encanta com o visual da Serra Grande, do Cadeado, do Camelo, entre outras, onde o aventureiro pode se refrescar ou fazer um rapel nas cachoeiras dos vários rios que cortam sua topografia.

Uma opção muito radical surge em épocas de cheia (dezembro a fevereiro) no Rio Apucaraninha, que se situa num vale com quatrocentos metros de desnível. Lá as grandes cachoeiras fazem com que os participantes tenham que, muitas vezes, sair do rio, carregando o bote e voltando para a água somente quando o ponto lhe permite maior segurança. São necessários dois dias para cumprir todo o seu trajeto. Não é aconselhável descer o rio sem um bom guia de rafting que conheça todos segredos da corredeira.

Nestes três municípios há um razoável número de pousadas, que apesar de simples, atendem de forma cordial e hospitaleira seus clientes.

Urbana e emocionante

Apesar de ser a terceira maior cidade do Sul do Brasil, Londrina também possui encantos que poucos conhecem, mas que deixaria a maioria dos aventureiros boquiaberta. O roteiro para quem gosta de emoções desafiantes começa pelos parques Igapó I e II, Arthur Thomas e a Mata dos Godoi, onde, além das áreas preservadas e da genialidade do paisagista Roberto Burle Marx, se pode encontrar pistas de trekking, raia para canoagem pólo e outros atrativos urbanos, que fazem link com uma melhor qualidade de vida. Já o Parque Ecológico do Rio Tibagi apresenta algumas boas corredeiras para rafting, como o Rio Taquara. Mas se a idéia é subir pelas pedras, uma boa opção é a Pedreira do Cafezal.

Uma boa dica para quem sobe pelas paredes é descer pela água do Salto Apucaraninha. Mas para entrar no local, que fica dentro de uma reserva indígena, é necessário pedir permissão à Funai e à Copel.

Estes e outros roteiros são opções da agência Trilha & Cia, em Londrina (telefone 43 – 3334-0680).

Corrida de aventura

Parte destes roteiros integra o percurso da primeira etapa do Circuito Paranaense de Corridas de Aventura, que vai acontecer entre os dias 10 e 11 de abril, passando pelos municípios de Faxinal, Mauá da Serra, Tamarana e Londrina. A prova terá 150 quilômetros e terá as modalidades de orientação, trekking, mountain bike, canoagem e técnicas verticais (rapel). Estão sendo esperadas trinta equipes, dentre as quais algumas das melhores do País. O circuito faz parte da política estadual de turismo em áreas naturais do governo do Paraná.

A primeira etapa do circuito paranaense vai distribuir cerca de R$ 3.500 em prêmios, tem organização da operadora Extrema Aventura, com realização do governo do Paraná e Londrina Convention & Visitors Bureau, por meio das secretarias estaduais de Meio Ambiente e Turismo, Paraná Esporte e Paraná Turismo.

Voltar ao topo