Nórdicos estão no foco da Embratur

Os países nórdicos (Noruega, Suécia, Finlândia, Dinamarca e Islândia), além de Canadá e Holanda serão incluídos como prioridade nas ações da Embratur (Instituto Brasileiro de Turismo) este ano. É o que prevê a segunda metade do Plano Aquarela, a ser anunciada ainda este mês. A informação foi dada, no último sábado, pela presidente do instituto, Jeanine Pires, em Maceió (AL), onde foi homenageada com o Troféu Lagoa Mar, uma promoção da Revista Turismo & Negócios. Ela, primeira mulher a assumir o mais importante cargo do instituto, recebeu o troféu na categoria Grande Mérito do Turismo Nacional.

Segundo a presidente da Embratur, em sua segunda etapa, o Plano Aquarela (de marketing turístico internacional do Brasil) define ações a serem desenvolvidas a partir deste ano até o fim de 2010. Uma das metas é trazer 5,5 milhões a 5,8 milhões de turistas estrangeiros para o Brasil. Ano passado foi registrada a entrada de cinco milhões.

O outro objetivo é aumentar a entrada de dólares no Brasil, que, no último mês de janeiro, bateu recorde, com US$ 484 milhões. ?Esta segunda etapa do plano está muito mais afinada com a realidade?, considera Jeanine. Para ela, para atingir essas metas, é importante que haja um aumento na oferta de vôos internacionais. ?Continuaremos com algumas ações como a participação em feiras de turismo no exterior, os trabalhos dos Escritórios Brasileiros de Turismo e a Caravana Brasil (que traz profissionais do turismo de vários países para conhecer os produtos turísticos brasileiros)?, informa. ?E vamos também começar ações novas, como o e-learning, treinamentos à distância para agentes estrangeiros especializados em Brasil para conhecer mais e melhor os produtos nacionais e aumentar a venda do Brasil como destino turístico?, complementa Jeanine.

Lagoa Mar

O Troféu Lagoa Mar, que chegou à sua 15.ª edição, anualmente homenageia personalidades, empresas, órgãos ou entidades que ajudaram na promoção e desenvolvimento do turismo nos cenários nacional e internacional. Além de Jeanine Pires, entre os homenageados deste ano, estavam o presidente da Abih Nacional, Eraldo Alves da Cruz; TAM Linhas Aéreas e Favecc (Fórum das Agências de Viagens Especializadas).

Segundo um dos diretores da revista Turismo & Negócios, jornalista Antônio Noya, durante os 15 anos do Lagoa Mar, já foram entregues 90 troféus a pessoas, instituições ou empresas que contribuíram para a promoção do turismo alagoano e 72 para os que promoveram o setor em âmbito nacional. No período, 450 jornalistas de todas as partes do País foram convidados, por meio do Troféu Lagoa Mar, a conhecer e divulgar a potencialidade turística do Estado.

A jornalista viajou a convite da revista Turismo & Negócios e da TAM.

Voltar ao topo