As três ilhas vulcânicas, isoladas em pleno Oceano Pacífico a 667 quilômetros da cidade de Valparaíso e que compõem o arquipélago de Juan Fernández escondem mistérios e belezas incalculáveis. São penhascos abruptos que desabam dentro do mar azul turquesa, histórias de piratas, corsários e tesouros perdidos.

A maior de todas as ilhas e também a única habitada é a de Robinson Crusoé, um paraíso de 4.800 hectares, com paisagens submarinas acessíveis também para mergulhadores principiantes. A ilha é quase que totalmente coberta por uma espessa vegetação e tem aproximadamente 700 habitantes, além das 23 mil focas (segundo o censo de 1999) que podem ser vistas em todos os lugares por onde se anda na ilha. Os habitantes vivem da pesca da lagosta e do turismo impulsionado pelas histórias de lendários piratas e corsários. Entre elas, a do marinheiro escocês, Alexander Selkirk, cuja saga inspirou a criação do personagem Robinson Crusoé.

Em 1704, depois de um desentendimento com o capitão de seu navio, Selkirk foi abandonado na ilha desabitada, com apenas algumas roupas, uma Bíblia, uma faca, um machado e um fuzil. Selkirk construiu uma cabana, domesticou animais, aprendeu a caçar e com o tempo passou a conhecer cada trecho da ilha que se tornou sua casa. Assim sobreviveu sozinho até ser resgatado, mais de quatro anos depois. Sua história e a de outros dois índios também abandonados na ilha e resgatados, inspiraram o escritor inglês Daniel Defoe (1660-1731) a escrever “As Aventuras de Robinson Crusoé”, em 1719″.

Para conhecer esta ilha que foi declarada reserva da Biosfera pela exclusividade de espécies de flora e fauna, operadora Fenix preparou um pacote de viagem. São oito dias de viagem que incluem passagens áreas, café da manhã e traslados nas cidades. A viagem começa em Santiago do Chile com três noites de hotel e dias livres para passeios.

No quarto dia de viagem a escala é Hosteria El Pangal, na ilha de Robinson Crusoé, com quatro noites de hospedagem, meia pensão e passeios que incluem visita ao Mirador Selkirk, Plazoleta del Yunque, Centinela e passeio pelo Vilarejo. O preço por pessoa em apartamento duplo é US$ 1.674,00 para saídas com validade até 11 de fevereiro. Mais informações: (11) 3255-4666. A Teresa Perez Tours também oferece um roteiro para a Ilha de Robinson Crusoé. São seis dias de viagem incluindo passagens aéreas, café da manhã por todo percurso, meia pensão na Ilha e traslados. São duas noite de hospedagem em Santiago e embarque com destino a Ilha Robinson Crusoé, com chegada a Punta da Isla e traslado via marítima até o povoado de San Juan Baptista, com hospedagem por três noites no Hotel El Pangal, rodeado de lindos jardins e uma vista espetacular do povoado.

Excursões ao Mirante Selkirk, à Plazoleta Do Yunque, lugar histórico onde Robinson Crusoé morou por 12 anos, quando seu barco afundou em Cumberland no ano de 1915, durante a Primeira Guerra Mundial. O preço por pessoa, parte aérea e terrestre, em apartamento duplo é de US$ 1.828,00, válido para saídas até 28 de fevereiro. Mais informações: (11) 3365-4000 ou consulte seu agente de viagens.