Natal transforma rotina da Alemanha

A partir do fim deste mês, os principais centros turísticos da Alemanha se iluminam, as ruas ficam perfumadas com os odores da gastronomia e delícias regionais, e a animação com músicos por toda a parte contagia as pessoas e prolonga a festa até a entrada de 2009.

É que nesta época, uma das mais famosas tradições da Alemanha toma as ruas: os mercados natalinos. O primeiro deles é o Mercado das Tranças Striezelmarkt, de Dresden que acontece desde 1434. Antigamente os mercados duravam apenas dois dias, e aconteciam ao redor da igreja principal. Agora começam no final de novembro e duram até o dia do Natal.

Nesse mercado, pode-se adquirir velas, doces, massas de pastéis e brinquedos de madeira. Nas zonas rurais ou nas cidades pequenas, os mercados de Natal que acontecem nos fins de semana, são normalmente mais autênticos, além de prepararem cenários românticos, venderem seus artesanatos em madeira e cerâmica e seus famosos bolos fermentados.

Uma visita interessante é ir a lojas de uma das grandes metrópoles alemãs, como Berlim, Hamburgo ou Munique, e fazer uma comparação entre a extraordinária ornamentação natalina das galerias comerciais e os mercados.

As lojas de departamento KaDeWe e as Galeries Lafayette em Berlin, Jungfernstieg em Hamburgo, a Rua Leopold ou o centro em Munique, até o maior centro comercial do país em Oberhausen, esbanjam criatividade e tecnologia em suas decorações.

As grandes igrejas recebem concertos de órgãos e as apresentações dos mais famosos coros natalinos. Um dos mais famosos, o Domspatzen, costuma fazer vários recitais durante esta época em sua sede, a Catedral de Ratisbona.

Bayreuth, famosa pelo seu Festival Wagner, celebra concertos natalinos no Teatro da Opera de Margrave. E em Eisenach, o concerto natalino da Igreja de São Jorge serve para ir esquentando o clima das festas. Um dos maiores prazeres no Natal é sem dúvida assistir em Leipzig, na famosa Gewandhaus, à apresentação da orquestra acompanhada pelo Coro Thomaner.

Para divulgar estas festividades de final de ano, o Centro de Turismo Alemão – DZT lança uma edição especial em espanhol sobre os mercados de natal na Alemanha.

Trata-se da revista Bienvenido a nuestros mercadillos de Navidad. Essa tradição regional, que se contrapõe aos grandes magazines e shoppings, permanece presente, divertida e atraindo turistas de todo o mundo para as ruas das grandes e pequenas cidades e vilarejos do país.

Além da revista, o site www.visitealemanha.com dá dicas sobre o Natal em igrejas, monastérios, castelos e palácios, assim como nos teatros e óperas, auditórios de música clássica. Pode-se ter acesso ao conteúdo completo da edição no mesmo site da DZT www.visitealemanha.com.