Município capixaba de Castelo está cercado por cachoeiras

Castelo está localizada no sul do Espírito Santo, à 146 quilômetros da capital do estado. Cercada de montanhas e cachoeiras, tem clima ameno, que varia entre 23º e 5º no inverno. Sua população é formada em sua maioria por descendentes de italianos. Segundo os historiadores, o nome de Castelo surgiu quando um dos exploradores que caminhavam em busca de ouro chegou no entorno da cidade e deparou-se com montanhas com formação semelhante a de um castelo de estilo feudal. Para completar a semelhança, a serra ao lado desta formação tinha o aspecto de muralhas no entorno do castelo.
Na época, esta formação montanhosa era denominada “Pedra do Castelo(atualmente Pico do Forno Grande) e era ponto de referência para as caravanas que passavam pelo local rumo às Minas Gerais, principal local já consolidado como rota ideal para exploração de ouro em abundância.

A Rampa de Ubá está localizada a 27 km da sede do município. Possui 902 metros de altitude, cujo acesso está parcialmente pavimentado, proporcionando uma belíssima paisagem. O vôo dos parapentes sobre as imponentes montanhas e precipícios, o pico do Forno Grande, a Pedra do Dedo e a Cachoeira da Prata, se fundem num só cenário.
Ubá pode ser considerada uma das melhores e a mais bela rampa de vôo do mundo. Além da espetacular paisagem montanhosa, a predominância de correntes de ar favorece a prática do esporte, com térmicas (bolhas de ar quente que se desprendem do solo e dos paredões de rocha) que aparecem por todo o vale.

O Pico do Forno Grande está localizado no Parque Estadual do Forno Grande, com 730 hectares. Foi criado em 31/10/1960 pelo decreto número 312/60. Possui 2.039 metros de altitude (algumas medições apontam 2.082 metros). De seu cume avista-se o mar. Ocupa uma área de aproximadamente 550 hectares.