Muita aventura nas terras dos Bandeirantes

São Sebastião, Ilhabela, Ubatuba, Caraguatatuba e Brotas estão entre os municípios que exibirão seus atrativos e atividades ligadas à aventura durante a 10.ª edição da Adventure Sports Fair, que acontece entre os dias 4 e 7 do próximo mês, no Centro de Exposições Imigrantes, em São Paulo.

Ubatuba, no litoral, tem 80% de sua área preservada por parques estaduais: Parque Estadual da Serra do Mar (Pesm) e Parque Estadual da Ilha Anchieta (Peia).

Possibilita a realização de inúmeras atividades, com destaque para a observação de aves, além das de aventura, como mergulho, trilhas (a pé, mountain bike ou jipe), trilhas subaquáticas, skate, paraquedismo, rapel, tirolesa, cascading e safári fotográfico.

São Sebastião é muito conhecida por suas belas praias – são 30 em 100 quilômetros de costa -, com destaque para a badalada Maresias. Os roteiros pelo município mesclam passeios pelos recursos naturais, patrimônios históricos, artesanato tradicional, aspectos culturais e uma gama de entretenimento.

No quesito aventura, o município propicia a prática de trekking, arvorismo, tirolesa, mergulho, corrida de aventura, off road, mountain bike, surfe, vela oceânica, weekboard e kitesurf.

Quem gosta de rapel pode praticar, por exemplo, na Cachoeira da Pedra Lixa. São 50 quilômetros de descida vertical ao lado da queda d’água, que forma uma piscina natural.

Caraguatatuba

Porta de entrada do litoral norte paulista, localizada numa região cercada pela serra do mar com várias cachoeiras, cursos de rios e uma riquíssima fauna e flora e tendo à frente o Oceano Atlântico, Caraguatatuba tem 17 praias de características variadas, ideais para a prática de vários esportes.

O município tem muitos atrativos onde se pode praticar esportes radicais e ecoturismo, dentre os quais o Parque Estadual da Serra do Mar, o Morro de Santo Antônio, as Pedras da Freira, do Jacaré e do Sapo e a Ilha do Tamanduá (mergulho).

Ilhabela

Transformada em Parque Estadual em 1997, Ilhabela mantém preservado grande parte do patrimônio ecológico e histórico nos seus mais de 27 mil hectares de área. Por ter mais de 40 praias, algumas delas desertas e mais de 250 cachoeiras, o turista pode desfrutar passeios ecológicos e atividades de aventura como o rapel na Cachoeira do Veloso e diversas trilhas, tanto no Parque Estadual de Ilhabela como às muitas cachoeiras.

Brotas

Conhecida como uma das “capitais de aventura” no Brasil, Brotas vai levar à Adventure Sports Fair seu pioneirismo em ecoturismo. O município, que tem muitas trilhas, nascentes e cachoeiras, possibilita rafting, bóia-cross e canoagem, além de outras. Brotas foi a escolhida como um dos 16 destinos para a implantação do programa Aventura Segura, patrocinado pelo Ministério do Turismo.