Mucugê: Belezas naturais e arquitetônicas no coração da Bahia

Localizada à 960 metros de altitude, em um vale amplo e plano, rodeada por montanhas, à 448km da capital Salvador, a cidade de Mucugê se ergueu como um presépio no centro da Serra do Sincorá no coração da Bahia. Além de ser a cidade primogênita das Lavras Diamantinas, ainda acumula legados históricos.

O município possui um dos maiores percentuais em áreas protegidas, abrigando 52% de todo o Parque Nacional da Chapada Diamantina e o Parque Municipal, com belezas naturais bem preservadas, onde inclui rios com cachoeiras, uma fauna e flora exuberante, o legado histórico e cultural do ciclo do diamante. Mucugê vem despontando como uma grande proposta para o turismo ecológico, contando com uma razoável infra-estrutura de hotéis, pousadas, restaurantes e guias treinados.

Além de um clima agradável, o povo ainda mantém seus costumes peculiares, suas tradições, suas manifestações culturais e históricas bem preservadas.
O acervo arquitetônico da cidade é constituído por três centenas de casas térreas, e uma dezena de sobrados, edificados na maioria dos casos, em adobes ou pedras, em meados e final do século XIX.

Entre as principais atrações de Mucugê estão: o Conjunto Arquitetônico, o Cemitério Bizantino, a Praça dos Garimpeiros e diversas cachoeiras como a Piabinha, Sibéria e a Cachoeira do Cardoso.