| Igreja matriz de Mossoró, na praça central da cidade. |
Mossoró, no Rio Grande do Norte, realiza mais uma edição da grande festa popular Auto da Liberdade, que acontece de 26 a 30 de setembro. Para lembrar os fatos históricos que fizeram da cidade um território atípico na história da liberdade (o Motim das Mulheres, o 1.º Voto Feminino da América Latina, a Resistência ao Bando de Lampião e a Libertação dos Escravos, cinco anos antes da Lei Áurea), a comemoração inclui o desfile O Grande Cortejo da Cultura Popular pelas ruas e o espetáculo Auto da Liberdade, realizado ao ar livre, com 86 artistas da região, dirigidos pelo diretor mineiro Gabriel Villela. Este é o maior evento artístico-cultural da cidade, atraindo turistas todos os anos.
Com cerca de 250 mil habitantes e localização privilegiada – distante 277 quilômetros de Natal e 260 quilômetros de Fortaleza, com ligações rodoviárias e aéreas -, a cidade será transformada na capital cultural do Rio Grande do Norte.
Mossoró é também a porta de entrada para as praias de Tibau (42 quilômetros), Ponta do Mel (53 quilômetros), Areia Branca (45 quilômetros) e Upanema (48 quilômetros), na região da Costa Branca (denominação alusiva às salinas que circundam a região).