Desde o início, a região onde se formaria a cidade de Araranguá chamava a atenção dos que passavam por ela. A Serra Geral e seu litoral de mar aberto serviam de referência para os viajantes de destinos variados – emissários da corte, missionários, militares e outros.

Conhecida como Cidade das Avenidas, pelo seu traçado urbanístico de amplas ruas e avenidas estabelecido no século XIX, Araranguá antes visitado por tropeiros e viajantes, o município agora recebe os muitos turistas, brasileiros e estrangeiros, que vêm contemplar sua beleza natural. Entre elas estão o Morro dos Conventos, suas furnas e dunas, além dos balneários e do rio que tem o mesmo nome da cidade.

Morro dos Conventos:
Cartão postal de Araranguá, o Morro dos Conventos é um paredão rochoso que, do alto-mar, lembra as formas de um convento e de onde se descortina um cenário de beleza ímpar. Muito procurado na temporda de verão por turistas brasileiros e estrangeiros. O farol, que fica no balneário Morro dos Conventos, oferece uma deslumbrante vista panorâmica das dunas e da foz do Rio Araranguá.
Visite o Balneário de Ilhas, a mais antiga colônia de pescadores da foz do Rio Araranguá e que deu origem ao município. A Igreja Nossa Senhora Mãe dos Homens, localizada no centro da cidade, é o principal monumento religioso do município.