Morretes encanta o Brasil

Cidadezinha histórica do Litoral paranaense, Morretes é cheia de atrativos. Destaca-se pela sua beleza natural, pela história que guarda em seus casarios, pelo artesanato e gastronomia.

Há muitos anos, a cidade, situada a apenas 68 quilômetros de Curitiba, é o destino de muitas famílias que lotam seus restaurantes nos fins de semana para degustar o famoso barreado. Mais recentemente, a cidade vem chamando a atenção de turistas de fora do Paraná. Proprietários de pousadas confirmam a crescente presença de pessoas oriundas de diversas partes do País, além de estrangeiros, principalmente europeus.

Os paulistas estão entre os principais clientes, segundo Márcio Lopes dos Santos, proprietário da Pousada Trilha da Serra, situada à Vila Santo Antônio.

“Os paulistas começaram a vir para Morretes porque a cidade fica bem no meio do caminho para Santa Catarina, o destino final deles”, conta. “Como gostaram muito da cidade, começaram a ficar aqui por mais tempo e hoje Morretes já deixou de ser somente uma passagem”, complementa.

Na Trilha da Serra, os paulistas representam 60% da ocupação.

Nas pousadas Hakuna Matata e Ilha do Rio, ambas situadas em Porto de Cima, turistas de São Paulo também são a maioria e muitos deles já são cativos.

Marco Maingue, proprietário da Hakuna Matata, observa que Morretes está deixando de ser um ponto de visitação de somente um dia para se tornar um destino de descanso e lazer para fins de semana, feriados e férias. “Antes era somente a gastronomia que atraia turistas para cá, agora, as pessoas já estão sabendo que Morretes tem várias pousadas com boa infra-estrutura de lazer”, comenta.

Devido a esta procura, o setor turístico está passando por uma profissionalização. De acordo com o presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Morretes (Aciam), Maurício Scucato dos Santos, as pessoas que trabalham direta e indiretamente com os turistas estão mais preocupadas em oferecer um serviço mais profissional.

“Não só as pousadas e restaurantes mas também o comércio em geral está mais dedicado em agradar o turista e ainda oferecer informações”, destaca. “Hoje, o turista consegue informações sobre pousadas nos restaurantes e sobre os restaurantes nas pousadas”, exemplifica.

Maurício disse ter observado uma mudança de comportamento também do comércio em geral, que passou a flexibilizar seus horários em decorrência da demanda turística.

“Hoje o comércio tem consciência de que também ganha com o turismo”, comenta. As mudanças têm sido percebidas de um ano para cá.

Morretes tem hoje 27 pousadas e mais de vinte restaurantes.

Voltar ao topo