Na imensidão do deserto mais seco da terra, uma natureza dramática, de beleza exótica e emocionante, dá origem a cenários tão variados como surpreendentes. Em uma acirrada disputa pelo diferencial, a hotelaria local não pára de inovar. É o caso do Hotel Awasi, que não é nem um pouco tradicional. Seu objetivo é brindar experiências de viagens memoráveis por meio de sua hospedagem, gastronomia e expedições.

O mais novo serviço oferecido pelo hotel é o de um jatinho particular para levar até seis pessoas, a partir do Brasil, com escala em Foz do Iguaçu. A volta é cinco dias depois. Mordomia para poucos: US$ 52 mil, incluídas as taxas aeronáuticas.

O hotel

Situado dentro do povoado de San Pedro de Atacama, a poucas quadras da praça da antiga igreja e do museu, o Awasi facilita que os hóspedes conheçam de perto a vida deste povo, como viviam séculos atrás e como o fazem hoje, no meio desse oásis.

Para assegurar o conforto e a intimidade dos hóspedes, esse hotel tem somente oito charmosas cabanas, construídas com pedra, adobe e madeira. Além disso, tem espaços, pátio privativo, sala de leitura, solarium e uma piscina.

Os tetos de palha abrigam espaços circulares desenhados especialmente para esse complexo. Pisos em madeira, lençóis de algodão puro, mantas de alpaca decoram os amplos apartamentos que transmitem a sensação do lugar. Nos terraços privativos é possível tomar uma ducha ao ar livre e apreciar as árvores silvestres.

Todas as expedições são privativas, o que significa que, para cada hóspede, existe um guia e um veículo jipe 4 x 4, equipado com rádio de comunicação e GPS, com o qual é possível chegar facilmente a atrativos, às vezes, de difícil acesso. Entre os passeios oferecidos, destaque para Toconao e Salar de Atacama, Vale da Lua, Lagoa Miscante e Meñiques, caminhada de Kari, Gêiser do Tatio e Termas de Puritama. Mais informações: www.awasi.cl.