| Foto: Acácia Catalani |
| Mestres indígenas vão ensinar sobre práticas de sua tradição, além de servirem de guias. continua após a publicidade |
Um novo segmento de mercado começa a ganhar força, incluindo pacotes turísticos diferenciados a consumidores que buscam mais que uma opção de lazer em suas viagens nacionais e internacionais: o turismo terapêutico. O alvo desse mercado são pessoas que não poupam esforços para investir em programas e cursos de auto-desenvolvimento e espiritualidade, unindo passeios turísticos e culturais com a oportunidade de crescimento pessoal e espiritual.
Por todo o País, espaços esotéricos, escolas de yoga, espaços terapêuticos e grupos religiosos fazem parcerias com agências de viagem e lançam pacotes diferenciados para vários destinos. ?Este segmento vem crescendo porque o ser humano anseia e busca a totalidade de si mesmo por meio de experiências de transcendência e auto-desenvolvimento?, diz a psicoterapeuta Sandra Sofiati, coordenadora do Espaço Kuikakali.
México Sagrado é o nome de um dos pacotes oferecidos pelo Kuikakali. ?Este programa tem por objetivo difundir uma das culturas mais fascinantes do mundo e também promover a integração à natureza junto com abertura da percepção a outros níveis da realidade?, explica ela.
O roteiro do México Sagrado inclui a possibilidade de conviver e trabalhar com terapeutas e curadores tradicionais indígenas, incluindo Doña Modesta, uma velha e sábia indígena de 80 anos, reconhecida nacional e internacionalmente pela ONU como guardiã da tradição náhuatl no México. Além de ensinarem sobre filosofia, herbolária, alimentação, cosmovisão, cerimônias e práticas de cura próprias de sua tradição, esses mestres indígenas serão guias do grupo pelos lugares sagrados dessa região.
O povoado de Tepoztlán, um dos principais pontos desse trabalho, localiza-se no extremo de um pequeno vale rodeado de altas montanhas e grandes penhascos de formas caprichosas que configuram uma paisagem diferenciada. Entre os penhascos se encontram o famoso Tepozteco, uma rocha que se eleva há quase 400 metros sobre o nível do povoado, onde se situa uma pequena pirâmide de onde se tem uma privilegiada vista do povoado e do restante do vale. Outro atrativo de Tepoztlán é a boa comida, pois há muitas opções, desde barracas do mercado que oferecem deliciosas comidas tradicionais a preços econômicos, até restaurantes de categoria internacional.
Serviço: os próximos pacotes serão de 15 a 21 de julho e 27 de dezembro a 3 de janeiro. Preço: US$ 1.961,00 (julho) e US$ 2.500 (réveillon). Nestes preços estão incluídos traslados, seis noites de hospedagem na Casa Azul, com café-da-manhã, almoço e jantar (no último dia, só café) e o serviço dos terapeutas (não individuais). Não inclui passagens aéreas. Mais informações: (11) ou www.mexicosagrado.com.