Melhor idade dispõe de roteiros especiais

É justamente nos meses mais frios que muitos turistas, principalmente os da terceira idade, descobrem uma excelente oportunidade para realizar viagens aconchegantes e inesquecíveis seguindo roteiros criados especialmente para o inverno. Os atrativos são muitos, mas se destacam: o clima, a tranqüilidade e o preço. O Paraná é um Estado diversificado em opções de entretenimento para idosos, nos últimos anos vem apresentando roteiros mais elaborados e preparados para atender esse público especial.

De acordo com a Associação Brasileira de Agências de Viagens do Paraná (Abav-PR), o inverno apresenta um crescimento considerável no número de turistas idosos em buscas de pacotes de viagens. Os destinos mais procurados por esse público são cidades com riquezas históricas, culturais e naturais, sem esquecer também dos destinos religiosos. Joel Duarte, presidente da Abav-PR, explica que a terceira idade busca passeios sem compromissos com rotinas e que ofereçam muito descanso e contato com a natureza.

Para quem deseja viajar, mas ainda não decidiu para onde, ainda dá tempo. Muitas pousadas rurais localizadas nos Campos Gerais, na região de Ponta Grossa, estão repletas de programações que provavelmente agradariam a qualquer idade. Um exemplo é a Pousada Parque São Luiz do Purunã, que oferece refeições típicas, redeterapia, caminhada ecológica, cavalgada e muita descontração. Tudo isso, bem pertinho da capital, a menos de cinqüenta quilômetros.

Um pouco mais longe está Foz do Iguaçu, considerado um destino inesquecível que atrai milhares de turistas o ano todo. Quem visita Foz nesta época do ano não terá que agüentar as altas temperaturas registradas no verão. Lá, as belezas naturais são incomparáveis e bem variadas. Bem próximo às Cataratas do Iguaçu está o Hotel Bristol Carimã, o maior hotel do Paraná, instalado em uma área de 720 mil metros. O local é como uma pequena cidade, com ruas, avenidas, praças, jardins, lago, teatro, cinema e toda estrutura necessária para o bem-estar de seus hóspedes.

Mas se, no fim, o idoso decidir ficar na capital, atrativos de entretenimento não vão faltar. Para o presidente do Curitiba Convention & Visitors Bureau, Marco Antônio Fatuch, o período de inverno é totalmente propício para visitar Curitiba, ou, para quem é daqui, dedicar os finais de semana e feriados para conhecer um pouco mais sobre a própria cidade. Outra oportunidade única para visitantes ou para os que vivem em Curitiba e Região Metropolitana é o passeio de trem oferecido pela Serra Verde Express, saindo de Curitiba e desembarcando em Morretes ou Paranaguá, a viagem é repleta de paisagens, curvas emocionantes e importância histórica, passando por cachoeiras, represas, túneis e pontos de passeio, como o Parque Estadual Marumbi.

Durante todo este mês, o passeio até Paranaguá terá saídas diárias. Normalmente os trens circulam diariamente até Morretes e em fins de semana e feriados até Paranaguá. As litorinas, que também só operam nesses dias, passarão a trafegar de quarta-feira a domingo, porém, só até Morretes. A previsão é a de que, neste mês, cerca de oito mil turistas façam o passeio entre Curitiba e Paranaguá. Informações: www.serraverdeexpress.com.br.

Serviço –

– Pousada Parque São Luiz do Purunã (41) 651.1166 – www.pousadaparque.com.br

– Hotel Bristol Carimã – 0800 41 1816 – www.bristol-hoteis.com.br

– Serra Verde Express – (41) 323-4007 – www.serraverdeexpress.com.br.

Voltar ao topo