Material turístico do Paraná é premiado

O Paraná ganhou o primeiro lugar na categoria Material Promocional da Chamada para Apresentação de Casos de Sucesso na Implementação do Programa de Regionalização do Turismo – Roteiros do Brasil, iniciativa do Ministério do Turismo. A premiação acontece durante o 4.º Salão do Turismo, que começa hoje no Parque Anhembi, em São Paulo.

As peças promocionais do Estado, desenvolvidas a partir de uma parceria entre a Secretaria de Estado do Turismo do Paraná, Ministério do Turismo e Sebrae, foram apresentadas na última semana a representantes de instituições ligadas ao turismo, em Curitiba.

De acordo com o secretário de Estado do Turismo, Celso de Souza Caron, o Paraná recebe atualmente mais de 11 milhões de turistas, que geram uma receita de US$ 2,2 bilhões – números, estes, que devem ser incrementados a partir da criação e divulgação de novos atrativos.

A partir dos convênios entre o ministério, Secretaria do Turismo e Sebrae-PR foram criadas peças promocionais que incluem banners giratórios, estande pantográfico, folderes, cartazes e catálogos que destacam as regiões turísticas do Estado, com ênfase nas quatro regiões prioritárias para o turismo: Litoral, Rotas do Pinhão (que englobam Curitiba e região metropolitana), Cenários do Tempo (que enfocam os Campos Gerais) e Cataratas do Iguaçu. O material também inclui um catálogo de turismo religioso.

“É uma linha completa, com identidade visual, linguagem e conteúdos harmônicos, tanto para operadores quanto para turistas”, define o coordenador estadual de Turismo e Artesanato do Sebrae, Aldo Cesar Carvalho.

O material contém informações sobre os atrativos de cada região turística, locais para informações, sites, calendário de eventos de interesse turísticos, mapas detalhados, como chegar, o que fazer, onde dormir e onde comprar.

Premiação

O Ministério do Turismo premiará as regiões turísticas brasileiras que se destacaram no programa de Regionalização do Turismo. Foram 93 candidaturas de regiões turísticas de todo o Brasil, divididas em oito categorias, destacando-se 60 selecionadas. O Paraná foi um dos estados mais premiados, tendo se classificado entre os três primeiros colocados, em quatro categorias.

Além de o Estado vencer a Categoria Material Promocional, São José dos Pinhais, município da Região Metropolitana de Curitiba, ficou em segundo lugar em Gestão de Destinos Turísticos e Curitiba com o terceiro lugar em Sustentabilidade Ambiental em Município.

O projeto Turismo no Litoral do Paraná – Emoções o Ano Inteiro, apoiando a organização e fortalecimento da Adetur Litoral, ganhou o segundo lugar no Brasil como exemplo de sucesso de Planejamento e Gestão do Turismo Regional.

Além do Salão, os casos de sucesso serão apresentados também no site do programa de Regionalização do Turismo (www.turismo.gov.br/regionalizacao) e em outros documentos e projetos do Ministério do Turismo, ajudando, desta forma, a disseminar as experiências de sucesso para outros territórios. (AEN)

Salão do Turismo aguarda cem mil pessoas

A diversidade brasileira traduzida em diferentes paisagens, ritmos e sabores. Mostrar o potencial do País é a proposta do 4.º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, que começa hoje e vai até dia 5, em São Paulo. Estão sendo esperados cerca de cem mil visitantes no evento.

No Salão serão lançados novos roteiros estruturados por órgãos oficiais de todo o País para atender aos diferentes segmentos do turismo, como os de passeio, aventura, histórico ou religioso.

O salão também é palco de articulação entre os setores público e privado para facilitar parcerias e estimular negócios. Espaços especiais mostrarão um pouco da riqueza e do potencial de cada r,egião.

Na Vitrine Brasil serão apresentadas coleções de moda, resultado do trabalho conjunto de estilistas renomados e artesãos. No Saber Fazer, a oportunidade de desvendar alguns dos segredos do artesanato com mestres desta arte. Gastronomia e apresentações culturais também estão entre as atrações.

Regionalização

Uma comemoração especial marca esta edição. Há cinco anos foi lançado pelo ministério o Programa de Regionalização do Turismo, um modelo de gestão descentralizada, coordenada e integrada, com base nos princípios da flexibilidade, articulação, mobilização, cooperação inter-setorial e interinstitucional e na sinergia de decisões.

Palestras, lançamento de duas revistas e premiação para casos de sucesso fazem parte da agenda de comemoração. Um dos indicadores de sucesso dessa iniciativa é o crescimento do número de ofertas.

“Se no primeiro salão tínhamos cerca de 400 produtos turísticos, hoje temos mais de 300 roteiros estruturados para oferecer. Ou seja, mais de três mil produtos turísticos”, conta a diretora do Departamento de Estruturação, Articulação e Ordenamento Turístico do Ministério do Turismo, Tânia Brizolla.

Para atender ao interesse crescente desta demanda por pacotes turísticos, a área de comercialização cresceu de oito mil metros quadrados para 9,6 mil metros quadrados.

A área total do evento este ano será de 45 mil metros quadrados. A cerimônia de abertura, com a presença do ministro do Turismo, Luiz Barretto, é hoje, às 11h. O salão será aberto ao público a partir das 14h.

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