Maringá incrementa sua rede hoteleira

Com o anúncio da chegada de mais dois hotéis de grande porte – das bandeiras Ibis e Bristol – que vão atender principalmente o segmento de turismo de negócios, Maringá, no Norte do Estado, se prepara para entrar de vez no cenário turístico nacional como um ponto de realização de eventos e para fechamento de negócios. A cidade já apresenta algumas das características importantes para isso – localização estratégica (fica na rota entre Curitiba e São Paulo), boa qualidade de vida, rede gastronômica, dois centros de convenções e três shopping centers.

Além disso, a cidade tem bons acessos rodoviário e um aeroporto novo, inaugurado em abril de 2001, apto a receber aviões de grande porte. Oito vôos operados pelas companhias Varig, Trip e Gol partem diariamente do Aeroporto Regional de Maringá rumo a São Paulo, Curitiba, Campo Grande, Cuiabá e conexões. Com pista de 2,1 mil metros, é considerado um aeroporto de segunda categoria, como o Santos Dumont, no Rio, e o de Congonhas, em São Paulo.

A rede hoteleira soma hoje 1,6 mil leitos de categoria turística. O presidente do recém-lançado Maringá Convention Bureau, Sérgio Takao Sato, acredita que, pelo fato de a cidade já contar com boa infra-estrutura para recepção de turistas, o aumento do fluxo de visitantes será uma conseqüência natural e imediata após a inauguração das novas unidades hoteleiras. “Agora esperamos profissionalizar e organizar ainda mais o setor de eventos para aumentar o fluxo de turistas”, afirma.

Adequação

Com o objetivo de atrair e fidelizar esses turistas, a tradicional Rede de Hotéis Deville, presente na região central da cidade desde março de 1982, reformula sua unidade, modernizando e adequando sua estrutura às novas exigências do mercado turístico, principalmente no que diz respeito a eventos e negócios -segmento que representa de 25% a 30% do faturamento da rede.

O Deville Maringá, que representa 15% do faturamento total da marca, sofreu ampliações e adequações ao longo desses 21 anos em operação, mas sua mais recente reforma, que acaba de ser concluída, teve como objetivo colocá-lo entre os mais modernos hotéis do País, representando um investimento de mais de R$ 1 milhão. A reforma incluiu troca de pisos, colchões, cortinas e todo o enxoval. Os banheiros ganharam novos azulejos, piso, metais, box e banheiras, o que os deixaram com um visual mais leve e moderno.

Os apartamentos de luxo foram equipados com tevês de 29 polegadas e aparelho de ar condicionado split, com controle remoto. Além disso, o hotel ganhou dois andares para não fumantes e novos quartos para hóspedes alérgicos. Ao todo são 158 apartamentos, dos quais nove são antialérgicos, 71 para não fumantes e um adaptado especialmente para deficientes físicos.

Na área específica para eventos e convenções, as quatro salas, com capacidade para quinhentas pessoas simultaneamente, foram equipadas com internet de banda larga e cabeamento para a conexão de computadores em rede. Nos salões, foram trocados os carpetes e toda a parte elétrica. Os ambientes ganharam também nova pintura e iluminação.

Diferencial

O atendimento personalizado ao cliente é uma das armas da rede na disputa da fatia de mercado que, no caso de Maringá, passará a ser mais forte a partir de 2004. O diretor comercial da rede, Cícero Vilela, considera que a estratégia para ser competitivo é oferecer conforto, se manter sempre atualizado, tanto no que diz respeito à tecnologia quanto à qualidade de serviços e produtos, e ser racional nos gastos, evitando desperdícios. “Por isso, nos últimos dois anos temos investido pesado – mais de R$ 5 milhões -na atualização de todos os nossos hotéis”, destacou Cícero.

O diretor presidente da rede, Jayme Canet Neto, observa que a grande competitividade no mercado e a exigência cada vez maior por parte do hóspede fazem com que o ciclo para atualização das unidades hoteleiras seja cada vez mais curto. “Em apartamentos, por exemplo, as reformas acontecem de cada cinco a sete anos e uma grande reforma entre dez e doze anos, esse é o padrão internacional”, comenta.

A fim de captar mais eventos e, conseqüentemente, mais turistas para a cidade, a rede entrou como um dos mantenedores do Maringá Convention & Visitors Bureau, entidade lançada oficialmente na última quinta-feira, que tem como objetivo principal alavancar o turismo de eventos.

De acordo com dados da Prefeitura de Maringá, a cidade recebeu, no ano passado, novecentos mil turistas nos diversos eventos e convenções realizados. Segundo Manoel Terron Garcia, gerente geral do Deville Maringá, o hotel registrou cerca de cinqüenta mil hóspedes, o que representou uma ocupação média de 56%. Com a reestruturação e modernização da unidade, Manoel acredita em um acréscimo de 12% a 15% de turistas no hotel.

A rede

A Rede de Hotéis Deville nasceu em 1974, quando João Canet Netto e Jayme Canet Júnior inauguraram a primeira unidade, na Rua Coronel Dulcídio, em Curitiba. Hoje a rede tem sete unidades, das quais cinco no Paraná (Deville Curitiba, Deville Express Curitiba, Deville Express Cascavel, Deville Express Guaíra, Deville Maringá), além das unidades Porto Alegre Aeroporto (desde 2000) e o São Paulo Airport Marriott Hotel -situado em Guarulhos, a cinco minutos do Aeroporto Internacional de Cumbica, uma franquia administrada pela Rede Deville e que entrou em operação em 1993.

Recentemente, foi finalizado o projeto para a construção de um hotel na cidade de Campinas (SP).

Hotéis são voltados a eventos

A Rede Bristol inaugura em agosto do ano que vem o Bristol Metropole Maringá Hotel, que está em fase final de construção na Avenida XV de Novembro, 462, área central da cidade. Segundo Júlio Gavinho, gerente de Marketing da Rede Bristol, o hotel, que será voltado ao turismo de negócios e eventos, terá capacidade para acomodar oitocentas pessoas simultaneamente em sua área para convenções e eventos, composta por um salão modular para seiscentas pessoas e oito salas com capacidade para dez e vinte pessoas. O hotel terá 168 apartamentos e uma estrutura de lazer com piscina, jacuzzi, ofurô e sala para ginástica.

Construído pela Monolux, de Maringá, representa um investimento de R$ 10 milhões. De setembro de 2004 a fevereiro de 2005, funcionará em sistema de soft opening, com tarifas de R$ 70, incluindo café da manhã, para hospedagem na suíte standard.

Já a Rede Ibis prevê a inauguração do Ibis Maringá para dezembro deste ano ou início de 2004. A unidade terá 119 apartamentos e tem como objetivo também ser um local para a realização de eventos. O hotel representa um investimento de R$ 7,8 milhões e empregará diretamente 23 pessoas. O preço da diária ainda não está definido. (D.S.)

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