Maragogi é um dos belos cartões postais brasileiros

Um dos mais importantes polos turísticos do nordeste é o município de Maragogi, no litoral norte de Alagoas. A cidade com pouco mais de 29 mil habitantes já é considerada o segundo destino mais procurado por turistas de todos os cantos do Brasil e do mundo.

As praias são tranquilas, a areia branquinha, e os coqueiros dão o charme especial, transformando todos os lugares em um verdadeiro paraíso. Para onde se olha, dá a impressão de estar em frente a um cartão postal.

Maragogi fica a 125 quilômetros de Maceió e a aproximadamente a mesma distância de Recife, capital pernambucana.

Por conta dessa localização, muitos turistas que têm a cidade como destino, chegam pelos dois lados, incentivando o turismo interestadual.

Diariamente centenas de pessoas acordam cedinho para pegar um barco na praia e fazer o passeio às galés, piscinas naturais (foto). A Área de Proteção Ambiental (APA), onde estão os arrecifes de corais ficam a 6 quilômetros de distância.

Quando a maré desce, os barcos param nos bancos de areia e no meio dos corais formam-se piscinas naturais, onde, é possível ver peixinhos coloridos.

De acordo com instrutor de mergulho Ricardo Prudente Filho, durante muito tempo, era liberada visita descontrolada de turistas, no entanto, depois de uma determinação federal, ficou estabelecido que o número máximo de pessoas, incluindo turistas e trabalhadores, não pode passar de 700 por dia. “Essa medida foi fundamental, pois garante que a APA seja preservada, para que outras pessoas, outras gerações possam conhecer esse paraíso. Além disso, também nos dá a certeza que as famílias que vivem deste trabalho continuem ganhando o seu sustento”, explicou.

Hospedagem

A hospitalidade de excelência fica a cargo do Salinas do Maragogi All Inclusive Resort. Um verdadeiro paraíso à beira mar. Dos apartamentos pode-se avistar o mar de águas azuis, e depois de um banho de piscina, andar alguns metros e deitar na areia da praia, como se toda a estrutura do resort fosse integrada com as belezas naturais. Para fazer os passeios às galés, os hóspedes contam com os catamarãs do resort, que saem todas as manhãs. O passeio dura aproximadamente 2h30 e custa R$ 65 por pessoa.

O Salinas Maragogi pertence ao grupo Salinas, o maior grupo hoteleiro do estado de Alagoas, além de um dos principais empreendedores do setor turístico do nordeste. O sistema de hospedagem é all inclusive (todas as refeições e bebidas inclusas). E todos os meses o grupo oferece pacotes especiais para casais, crianças, famílias ou grupos de amigos.

Para o médico paulista Alexandre Lemos Debis, que escolheu Maragogi para passar as férias em agosto, o passeio é ideal para a família. “As belezas naturais, a comodidade do resort e toda a hospitalidade do povo nordestino fazem com que a gente sempre coloque esse destino no topo da lista de opções”, comentou Alexandre.

Caribe brasileiro

Alguns veículos especializados em turismo afirmam que Maragogi pode ser considerada o Caribe brasileiro. A cor do mar, com águas límpidas e esverdeadas, e o extenso coqueiral, contribuem para a comparação. O reconhecimento vem das suas impressionantes piscinas naturais, procuradas pelos turistas ocasionais, mas também por mergulhadores profissionais.

Os turistas que contratam o passeio podem mergulhar na superfície utilizando o snorkel, ou caso queira, pode ir mais a fundo e alugar os c,ilindros. Para este tipo de mergulho não é preciso ser profissional, nem sequer saber nadar. Todo o trajeto submerso, que pode ser até cinco metros, é acompanhado de perto por um instrutor.

As crianças também podem fazer o mergulho com cilindro, mas é preciso ter alguns cuidados especiais, pois quando a maré começa a encher, em alguns pontos pode não dar pé, e ela ficar assustada. O maior riso é machucar-se nos corais. Os instrutores fazem testes de mergulho antecipadamente nas piscinas dos hotéis. Nos dias de maré alta os passeios não são realizados.

Rural

Mas nem só de praia sobrevive o turismo em Maragogi. Aos poucos o turismo ,rural vai tomando corpo e as opções são cada vez mais atrativas. Vale a pena uma visita ao engenho Marrecas de São Gonçalo, saborear a culinária à base de frutos do mar e os tradicionais bolinhos de goma. A temperatura média na região é 27 graus, portanto, em qualquer época do ano é possível curtir todos os cantos de Maragogi.

Voltar ao topo