Maceió se prepara para festejar Natal e Ano Novo

A capital de Alagoas é um dos destinos mais atraentes do Nordeste brasileiro. Se destaca, principalmente, pela beleza de suas praias, que estão entre as mais bonitas de todo o litoral. A cidade parece mais uma ilha – de um lado praias de um mar azul-esverdeado, areias claras e coqueiros em profusão; do outro, a majestosa Lagoa Mundaú. Vocacionada para o turismo, Maceió, com uma população de mais de oitocentos mil habitantes, é o lugar ideal para férias em qualquer estação.

O sol reina o ano inteiro e o clima é eminentemente tropical. A cidade dispõe de bem montada rede hoteleira, com estabelecimentos de categorias de uma a cinco estrelas, além de pousadas.

A cidade recebe, a cada ano, um número maior de turistas, em busca de variadas opções de lazer, atrativos culturais e roteiros turísticos. Com as praias urbanas mais balneáveis do Nordeste, Maceió se destaca ainda pela exuberância de suas lagoas, coqueirais e manguezais, fazendo dessa cidade, de brisa suave e sol o ano inteiro, um local onde se pode viver plenamente os encantos da natureza.

Oferecendo aos visitantes tranqüilidade e segurança, Maceió é um misto de calmaria com agitação. Durante o dia, podem-se aproveitar as belas praias de Ponta Verde, Jatiúca e Pajuçara, as mais conhecidas da capital alagoana e, durante a noite, agitar nas barracas da orla, no renovado Jaraguá, ou nas boates e casas de shows, onde se dança ao som de ritmos diversos.

Fim de ano

Com uma grande rede hoteleira, Maceió ferve nos meses de dezembro e janeiro. São milhares de turistas que aproveitam os pacotes promocionais de final de ano, incluindo as festas de réveillon. As comemorações acontecem em todos os cantos, seja nas orlas das badaladas praias da capital, seja nos calmos municípios vizinhos.

Durante o mês de dezembro, os festejos natalinos começam com apresentações de belos corais e uma rica diversidade de folguedos. Reisado, Guerreiro e Pastoril são algumas das manifestações folclóricas que celebram o nascimento do Menino Jesus. É um espetáculo de indescritível colorido, de ritmo e melodia, que podem ser considerados uma preciosa amostra da cultura popular alagoana. Todos os anos, durante as comemorações natalinas, Maceió registra um acréscimo de 30% no fluxo turístico. Os pacotes para esse período, geralmente, são até 40% mais baratos do que no Ano Novo.

Praias

As comemorações acontecem também nas belas praias de Jacarecida, Guaxuma, Riacho Doce e a famosa Praia da Sereia, que também fazem parte de Maceió, apesar de estarem mais distantes do centro urbano. Lá, os visitantes encontram cenários paradisíacos e o silêncio e a paz dos locais pouco explorados.

Uma boa e original maneira de presentear no Natal é oferecendo uma peça do artesanato alagoano, expressão popular que agrada a todos os gostos. São muitas as opções, entre bordados e filés (técnica usada em tecidos) feitos pelas artesãs do Pontal da Barra (local onde se aprecia um pôr-do- sol único), além de peças em madeira, palha de ouricuri e uma infinidade de outros artigos, que são vendidos a um preço acessível.

O artesanato é vendido em diversos pontos turísticos, como na Feirinha da Pajuçara, Pavilhão do Artesanato, Mercado do Artesanato, Cheiro da Terra e no Pontal da Barra, à beira da Lagoa Mundaú. Colorido e alegre, o artesanato de Maceió é um pouco o retrato da natureza local, formada por um mar azul-esverdeado, que deixa os turistas encantados, lagoas de águas transparentes, areias branquinhas, mata exuberante e céu azul o ano inteiro.

Serviço – Os hotéis da cidade já prepararam pacotes diferenciados para receber os turistas que desejam curtir o Natal na cidade. Consulte seu agente de viagens ou obtenha mais informações no Maceió Convention & Visitors Bureau pelo telefone (82) 235-3020 ou pelo e-mail maceioconvention@uol.com.br.

Voltar ao topo