Lapa revitaliza Theatro São João

Uma das mais importantes atrações turísticas do Paraná, o Theatro São João da Lapa – na cidade histórica da Lapa, a setenta quilômetros de Curitiba – vai passar por um importante processo de revitalização. Ao todo, são mais de cento e trinta anos de história que vão ganhar, durante os próximos meses, uma nova vida. O patrocínio para o projeto, que vai custar em torno de R$ 630 mil, é da Petrobras. O apoio vem do Ministério da Cultura e do governo federal e a realização é da ONG paranaense Dharma – Associação de Capacitação Social, juntamente com a Prefeitura da Lapa.

Depois de construído, em 1873, o teatro já passou por algumas reformas, sendo utilizado para diferentes fins. Mas sempre apresentou problemas de acústica, iluminação e adequação de espaços. O objetivo, agora, com a revitalização, é não apenas o de fazer uma “maquiagem” no antigo teatro, mas de prepará-lo para receber novas atrações e um número ainda maior do que os atuais 1,8 mil visitantes por mês.

“O potencial do monumento arquitetônico do Theatro São João da Lapa reside não apenas em sua beleza, mas na própria memória e na sua localização em uma das cidades com maior acervo histórico do Paraná”, comenta Eduardo Almeida, diretor executivo da Dharma. “Ele é um dos únicos do Brasil nesse formato e apesar de já ter sofrido um processo anterior de reformas ainda apresenta problemas naturais a uma estrutura centenária. O que estamos fazendo é uma reforma funcional, respeitando o projeto original, mas permitindo uma melhor utilização desse espaço tão nobre na cidade.”

Só nos últimos três anos, segundo Marli Rasmussen, administradora do teatro, já foram realizadas mais de trezentas apresentações e eventos. “Desde peças e apresentações de música erudita até reuniões de moradores, ensaios da cultura local e apresentações de escolas”, diz a administradora.

No projeto de revitalização estão previstos: a recuperação do telhado, a restauração da fachada de alvenaria e das sancas, a reforma de todo o assoalho do palco, além de melhorias nas redes de eletricidade e hidráulica. “Vamos preservar tudo o que pudermos”, explica Saul Polato, da construtora Solimar, responsável pela obra.

Assim, o visitante poderá ver a estrutura exatamente como ela foi construída ainda em 1873. O projeto de revitalização do Theatro São João da Lapa deverá estar concluído até junho.

Voltar ao topo