Situado à margem direita do Rio Taquari, na região nordeste do Estado do Rio Grande do Sul, o município de Lajeado é conhecido mundialmente por suas pedras preciosas. A colonização alemã deixou marcas inconfundíveis no município.
Desde o estilo arquitetônico até o comportamento das pessoas, muitas coisas lembram o país de onde vieram os primeiros colonizadores.

Além disso, um perfil tipicamente urbano projeta o município como a metrópole do Vale do Taquari. O Vale do Taquari, é uma terra de muitas riquezas, considerado o terceiro vale mais fértil do mundo.
Lajeado poderia ser apenas mais um município dos tantos que ladeiam a BR-386, principal rodovia que une o noroeste do Estado à região metropolitana do Rio Grande do Sul, se não fosse a energia contagiante dos primeiros imigrantes que colonizaram suas terras há quase 150 anos. Os alemães, quando chegaram, trouxeram em sua bagagem mais do que um sonho. Estavam dotados de um espírito arrojado para construir uma das mais prósperas cidades em solo gaúcho. Passado mais de um século e meio, a mesma energia continua a impulsionar a Lajeado trabalhadora, tornando-a um grande pólo de negócios do Vale do Taquari.

O Parque Histórico de Lajeado, é um local onde foram instalados, em dimensões originais, vários prédios antigos do tipo “enxaimel”, uma característica das habitações dos primeiros colonizadores alemães do município. É um verdadeiro museu a céu aberto.