Entre os dias 4 e 13 de junho, Laguna, cidade do litoral de Santa Catarina, realiza o 1.º Circuito de Manifestações Culturais da América Meridional, que compreende a comemoração dos 510 anos do Tratado de Tordesilhas, documento histórico celebrado entre Portugal e Espanha em 7 de junho de 1494 para marcar a divisão do continente a ser “descoberto” seis anos mais tarde. O que dividiu nações agora pretende unir culturas e integrar Brasil, Portugal, Espanha e diversos países da América Meridional.

Localizada no extremo sul da linha imaginária do Tratado de Tordesilhas, Laguna é tombada pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e se configura como ponto estratégico na história do Brasil. A partir desta ação, pretende se colocar como suporte cultural no Mercosul promovendo um grande encontro de manifestações culturais, da história do povo brasileiro e da irmandade entre países de dois continentes.

O 1.º Circuito de Manifestações Culturais da América Meridional vai situar Santa Catarina como ponto de convergência das reflexões sobre as relações comerciais e culturais entre descendentes de portugueses e hispânicos do continente latino-americano, ampliando as oportunidades no turismo, esporte, lazer e comércio.

Nessa mesma oportunidade será desenhada uma nova proposta para uma maior aproximação entre os países da América do Sul através do Mercosul. Entre os temas que serão discutidos estão modelos econômicos para pequenos negócios e cooperativas, priorizando o artesanato, turismo cultural, patrimônio histórico, cultura geral, ecoturismo, turismo de observação de baleias, cultivo do camarão e pesca com golfinhos. Os interessados no projeto podem obter mais informações pelo e-mail tordesilhas2004@terra.com.br.