O município de Lages, situa-se no Planalto de Santa Catarina, e toda a região serrana têm sua identidade própria, em razão de sua história, de suas raízes, de sua cultura e de seus costumes preservados em total harmonia com o ambiente rural.
“A Princesa da Serra” não recebeu essa denominação por acaso. O título se deve ao seu imenso potencial turístico e às inúmeras belezas naturais que possui.
A cidade tem características únicas que revelam seus encantos, em cada estação do ano, em especial no inverno com suas baixas temperaturas, onde freqüentemente ocorrem geadas e até neve, cobrindo de branco seus campos e pinheirais.
Lages é considerada “Capital Nacional do Turismo Rural” pelo pioneirismo, no País, a oferecer este modo diferenciado de turismo, que busca integrar os visitantes com as tradições locais e proporcionar um maior contato com a natureza. É formada por mata nativa de araucária, associada a algumas espécies como canela, bracatinga e outras. A maior parte da vegetação é formada por pastagem nativa, associada a espécies arbóreas como vassouras, carqueja dentre outras.
Tanto na cidade quanto no campo, Lages oferece muitas opções ao turista que visitar a região.