Para descobrir quais os destinos de viagens mais desejados para 2008, a Virtuoso, rede mundial de turismo de luxo, resolveu fazer uma consulta junto aos seus clientes. De passeios pelas ilhas gregas a vôos supersônicos, a empresa fez uma pesquisa por meio de sua maior publicação, a Virtuoso Life, para descobrir o que sua clientela tem em mente na hora de programar as férias do ano que vem.

As respostas vieram no formato de uma edição especial da revista. Em um questionário com quinze perguntas, 250 mil turistas votaram seus destinos prediletos, além de escolherem cruzeiros, eventos culturais e as melhores cidades para jantar, fazer compras e passear.

A Itália foi considerada o principal destino de viagem para 2008, com destaque à gastronomia, música e arte. O país ainda foi eleito como a melhor região vinícola para experimentar bons vinhos, a Toscana, conhecida pelos melhores exemplares do mundo, como o Montalcino?s Brunello, e Roma foi eleita a cidade com a mais bela arquitetura para visitar.

O Brasil também teve destaque na lista. O Carnaval do Rio de Janeiro foi citado como a viagem dos sonhos pelos leitores da revista, assim como viajar ao redor do mundo em um jatinho particular, fotografar a vida selvagem da África do Sul, alugar uma ilha particular e realizar um vôo espacial.

O Festival de Sydney, que acontece em janeiro, é a atração cultural mais citada pelos clientes. No auge do verão australiano, o evento reúne performances de música, dança e teatro na festa mais popular da cidade. O evento esportivo mais esperado para 2008 são as Olimpíadas da China, entre 8 e 24 de agosto, não só pela competição, mas pela possibilidade de visitar a Cidade Proibida e a Muralha da China.

As outras categorias citaram os itinerários de cruzeiros mais desejados (Mediterrâneo), o roteiro perfeito para uma viagem de família (Ilhas do Havaí), a cidade onde vale a pena deixar a dieta de lado (Paris), o melhor destino para uma viagem selvagem (Ilhas Galápagos), uma grande aventura (safári no Parque Nacional de Serengeti), a melhor cidade para fazer compras (Nova York), uma ilha paradisíaca (ilha grega mykonos), uma experiência de viagem que expande os horizontes (aulas em uma escola de gastronomia), um lugar para se apaixonar pela primeira vez ou tudo de novo (Paris novamente).

Virtuoso

Virtuoso tem experiência de mais de 50 anos no mercado de turismo de luxo, mantém uma rede de 317 agências que vendem seus produtos mundialmente, sendo onze no Brasil.