Israel terá parque temático sobre a vida de Jesus

O governo de Israel pretende ceder a grupos evangélicos um terreno de quinhentos mil metros quadrados próximo ao Mar da Galiléia, também chamado de Lago de Tiberíades, para a construção de um parque temático que mostrará a vida de Jesus na Terra Santa.

A intenção é criar um centro religioso onde os cristãos possam vivenciar os passos de Cristo na região e ter a sensação de que ?Jesus viveu ali?. Por isso, o parque ficará situado em uma área entre Cafarnaum, onde estão as ruínas da casa de São Pedro; Tabgha, que testemunhou a multiplicação dos pães e dos peixes; e o Monte das Beatitudes, em que foi proferido o sermão da montanha.

O Ministério do Turismo de Israel informou que grupos evangélicos pretendem investir entre US$ 50 milhões e US$ 70 milhões no parque, sob a coordenação de Israel. Em novembro deverá ser firmado o primeiro acordo. A expectativa é a de que o local atraia cerca de 1,5 milhão de turistas por ano.

Entre os brasileiros, vem crescendo o interesse pelo turismo em Israel. Em 2004, foram mais de dez mil turistas, um aumento de 57% em relação a 2003. Neste ano, a procura já é 60% maior do que a registrada no mesmo período de 2004.

A área ao norte do Mar da Galiléia foi escolhida para abrigar o parque porque a maioria dos trechos bíblicos do Novo Testamento que se referem à vida de Jesus incluem a região em que propagou o Evangelho a seus discípulos.

Uri Dagul, presidente da Associação dos Meios de Hospedagens para Jovens de Israel, acredita que ?os cristãos derramarão lágrimas e ficarão emocionados? com o novo parque. Segundo ele, existem mais de 90 milhões de evangélicos na América e outros 300 milhões em todo o mundo. Se apenas 1% deles participarem de peregrinações em Israel, o projeto será um sucesso.

Voltar ao topo