Israel atrai cada vez mais brasileiros

Israel, país rico em história e com inúmeras atrações turísticas, voltou a atrair um grande número de visitantes, interessados principalmente nos locais sagrados para o cristianismo, o islamismo e o judaísmo. Entre os brasileiros, a procura também vem crescendo. De janeiro a outubro de 2007, 17 mil brasileiros visitaram Israel, um aumento de 27% em relação ao mesmo período de 2006. A expectativa é de mais crescimento, com previsão de que este ano haja um aumento de 30%.

?O ano todo os turistas visitam Israel, mas a procura aumenta nos períodos de Páscoa (março ou abril), da Festa dos Tabernáculos (outubro) e do Natal. Este ano, serão celebrados os 60 anos da fundação do Estado de Israel. Mais turistas, políticos e homens de negócios deverão visitar o país. Haverá muitos eventos em comemoração à data?, diz Cleo Ickowicz, diretora de marketing do escritório paulista do Ministério do Turismo de Israel no Brasil.

Geralmente, a visita começa por Tel Aviv, porta de entrada em Israel e centro comercial e financeiro do país. Trata-se de uma cidade bela e moderna localizada na costa do Mediterrâneo. Dali os turistas partem para conhecer os lugares sagrados, cenários de passagens da Bíblia, como Belém, Nazaré, Jericó, Cafarnaum, Mar Morto e região do Lago de Tiberíades, na Galiléia. Jerusalém, palco dos últimos passos de Jesus, é a cidade que mais atrai os cristãos de todo o mundo.

Região do Lago Kineret, ou Mar da Galiléia: natureza surpreende em meio aos atrativos religiosos.

Em Belém, na Cisjordânia, onde Jesus nasceu, há sempre um aumento de turistas na época do Natal. Belém fica apenas cinco quilômetros ao sul de Jerusalém. Mas vale a pena ir um pouco mais longe e conhecer também Eilat, palco do romance bíblico entre o Rei Salomão e a Rainha de Sabá. O balneário, no Mar Vermelho, tem praias paradisíacas e luxuosos hotéis.

Para quem quer visitar o país, existem pacotes turísticos em vôos regulares diretos para Tel Aviv, com saídas do Brasil em vários dias da semana. O pacote ?Terra Santa? inclui passagem aérea, visitas guiadas, transporte terrestre por todas as cidades e hotéis com café-da-manhã. Quem quiser pode ainda participar das ?viagens de peregrinação?, programadas para católicos ou evangélicos, que têm roteiros com um foco específico, mais religioso.

Israel não é um país caro para o brasileiro. A moeda local é o shekel. As temperaturas são, em média, de 15 graus e quase não chove. Os meses de janeiro e fevereiro são mais frios.

Voltar ao topo