Iporanga é reduto de esportes radicais

Iporanga, cidade localizada a 350 quilômetros de São Paulo, é um dos redutos do interior do Brasil que reúnem uma riqueza de cenários propícios para a prática do ecoturismo e outras atividades ligadas à natureza. As cavernas são um grande atrativo turístico – segundo a Prefeitura são mais de trezentas cadastradas que são visitadas por pessoas do Brasil inteiro.

Mais recentemente, o município tem atraído muitos turistas adeptos dos esportes radicais. Em Iporanga são praticados principalmente caminhadas por trilhas, biking, rapel (descida de morro por cordas), acquaride (descida de rios com bóias), cascading (rapel na cachoeira) e arvorismo.

Seu potencial turístico vai além dessa modalidade, já que a cidade, de 4,8 mil habitantes, é rica também em história, retratada em seus casarões coloniais que preservam mais de quatrocentos anos de existência.

Iporanga fica a 160 quilômetros de Curitiba, por estrada de terra e 260 quilômetros se o acesso for por asfalto.

Por estrada de terra, o turista deve seguir pela BR-116, no sentido São Paulo, entrar na cidade de Barra do Turvo e, então, seguir em direção a Iporanga, percorrendo 32 quilômetros de estrada de terra.

Já se a opção é por estrada asfaltada, na BR-116, o turista deve pegar a estrada que vai para a cidade de Jacupiranga. Dessa cidade a Iporanga são cem quilômetros.

Pacotes

No Estado de São Paulo há duas operadoras que vendem pacotes de viagem para Iporanga.

São elas: Núcleo Terra Viagens às Cavernas, que atende pelo telefone (11) 4127-3499 e Naativa Ecoturismo e Aventura, telefone (15) 3577-1550.

Albergue da Juventude é opção

Por estar localizado em uma cidade propícia ao esporte de aventura, o Albergue da Juventude Capitão Caverna vem recebendo um número cada vez maior de pessoas que procuram pelo lazer radical. Além do tradicional trekking, o acqua ride (descida do rio de bóia) é um dos esportes radicais mais divertidos. O rapel praticado na região tem suas peculiaridades, feito em portais de cavernas ou abismos. Muitas cavernas oferecem possibilidades da prática do esporte, mas se reservam somente para os experientes, pois exigem técnica, precisão e autorização do parque.

O canyonig e o arvorismo estão ganhando fama e o AJ Capitão Caverna vem recebendo um número cada vez mais freqüente de aventureiros para a modalidade. Claro que a espeleologia (exploração de cavernas) ainda é a principal atividade da região, mas as corridas de aventura também estão ganhando espaço.

O Capitão Caverna tem capacidade para abrigar quarenta pessoas. O preço da diária é R$ 22 por pessoa, incluindo café da manhã, e R$ 19 para alberguistas.

Os Albergues da Juventude do Brasil são credenciados das Associações Estaduais dos Albergues da Juventude que são filiadas à Federação Brasileira dos Albergues da Juventude (FBAJ). Essa entidade nacional é filiada à Rede Hostelling International, a maior rede de hospedagem econômica do mundo, com 66 albergues no País e 4,2 mil espalhados pelos cinco continentes (setenta países).

Serviço: Mais informações sobre o Albergue da Juventude Capitão Caverna podem ser obtidas no site www.ajcapitaocaverna.com.br ou pelo e-mail info@ajcapitaocaverna.com.br e telefone (15) 3556-1125.

Voltar ao topo