Marina Tasaki é uma das
chefs que vão ministrar
cursos no Point Gourmet.

As cidades serranas brasileiras, por si só, já são grandes atrativos turísticos durante os meses mais frio do ano. Porém, há três anos, o Senac Rio soma algo a mais no potencial turístico das graciosas Petrópolis, Friburgo e Teresópolis, na região serrana fluminense, com dois festivais gastronômicos. O 3.º Circuito Gastronômico de Petrópolis e o Sabores de Inverno, em Friburgo e Teresópolis, que acontecem simultaneamente de 22 de julho a 1.º de agosto, prometem ser shows de sabores.

Cardápios especiais, jantares harmonizados, workshops culinários e tours pelos circuitos famosos da região são os elementos que fazem parte das quatro etapas da programação criada pelo Senac Rio em parceria com 66 estabelecimentos, entre restaurantes, pousadas e produtores locais.

As três cidades já são referência no País pela qualidade e variedade de restaurantes e hotéis. Segundo Rafael Sampaio, gerente corporativo do Centro de Turismo e Hotelaria do Senac Rio, a idéia é mostrar a vocação gastronômica e turística da Serra Fluminense. “Esperamos a visitação de mais de vinte mil pessoas durante os onze dias de evento e que a movimentação só em gastronomia esteja em torno de R$ 300 mil”, diz Sampaio. O público poderá identificar todos os estabelecimentos participantes pelos galhardetes de identificação, que estarão na porta de cada um dos restaurantes, pousadas, hotéis etc.

O que acontece nos eventos

O Circuito Gastronômico de Petrópolis e o Festival Sabores de Inverno, em Friburgo e Teresópolis, chegam à terceira edição como eventos consolidados na agenda da região fluminense. A versão deste ano está ampliada, com mais circuitos e jantares harmonizados e apresenta boas novas divididas em quatro grandes atrações:

Festival Gastronômico: acontece nas três cidades, em mais de 60 estabelecimentos, entre restaurantes e pousadas. Cada um deles oferece receitas exclusivas para os eventos.

Jantares Harmonizados: como não poderia ficar de fora, o vinho também ganha destaque na programação. Os restaurantes que oferecem jantares harmonizados apresentam em cada etapa do menu (entrada, prato principal e sobremesa) um vinho especial para ser degustado. As harmonizações são sempre acompanhadas pela presença de um sommelier que, em parceria com o chef de cozinha, falará sobre a combinação entre o vinho e a comida.

Point Gourmet: o ponto-de-encontro dos amantes da gastronomia. É um centro de convivência e de informações, onde são realizadas atividades ligadas à gastronomia, como palestras, workshops, cursos, lançamentos de produtos e venda de livros de culinária e enologia. O Point Gourmet foi um sucesso em Petrópolis na edição do ano passado e, com isso, Friburgo e Teresópolis também ganharam este ano o seu espaço. Os cursos oferecidos são dados por chefs de cozinha renomados e convidados para a ocasião. Descubra quais são os chefs e a programação dos workshops.

Gourmet Tour: os visitantes também terão opções de passeios guiados por agentes de viagens. O Gourmet Tour leva os participantes até propriedades rurais, para que conheçam a produção local dos alimentos. Além disso, poderão praticar o ecoturismo e esportes radicais como o montanhismo, descobrir as oficinas de arte abertas ao público e saber das diferentes histórias das três cidades.

Música, teatro e dança animarão as cidades

De 14 de julho a 1.º de agosto, as cidades de Petrópolis, Teresópolis e Friburgo vão sediar também o Festival Senac Rio de Inverno, evento que vai reunir exposições, shows, concertos, peças de teatro, cinema, programação infantil e oficinas artísticas. Toda a programação será gratuita.

O festival pretende traçar um panorama da produção cultural brasileira, abordando música clássica e popular, teatro e dança. O primeiro fim de semana – de 14 a 18 de julho – é dedicado à dança, com dobradinhas de apresentações e oficinas. Participam do festival a primeira bailarina do Theatro Municipal do Rio, Ana Botafogo; as companhias de dança Márcia Milhazes, João Saldanha e Carlota Portela, além da Intrépida Trupe e outros.

De 20 a 25 de julho, ganha força a música instrumental com nomes como Tim Rescala e Uakti. Nesse período, outro destaque do festival é o teatro, com apresentações de espetáculos de renome no cenário cultural carioca. A peça “Sérgio 80”, com o ator Sérgio Brito, é um deles e será apresentado nas três cidades.

Serviço – A programação completa dos festivais de gastronomia e também o Festival Senac Rio de Inverno, em Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo podem ser obtidas no site www.rj.senac.br ou pelo telefone (21) 3138-1027.

continua após a publicidade

continua após a publicidade