Ilhabela é a mais charmosa ilha de São Paulo

Conhecida como a capital nacional da vela, Ilhabela foi no passado refúgio para piratas e corsários que saquearam as vilas. Hoje, o local se transformou no refúgio para quem curtir a natureza, mas não abre mão de alguns confortos da vida moderna como TV a cabo, internet e celular.

Distante a 210 quilômetros da capital paulista, Ilhabela é muito procurada por mergulhadores – alguns afirmam que é o paraíso do mergulho em naufrágios. Com 40 praias e centenas de cachoeiras, é impossível não se deixar render ao charme de Ilhabela. Locais para explorar não faltam.

A praia dos Castelhanos, por exemplo, é uma atração para jipeiros e aventureiros. Para chegar lá, é necessário encarar 22 quilômetros de estrada estreita e íngreme com jipe ou carros com tração 4×4.

Para quem quer curtir o mar, mas com menos adrenalina e esforço, a dica são as praias da Feiticeira e do Siriúba. A primeira fica a pouco mais de 200 metros da estrada principal, na parte sul da ilha, e é excelente para quem quer tranqüilidade e gosta de praticar o kitesurf e o mergulho. No lado norte, está Siriúba, uma praia de apenas 500 metros, que em dias de vento, também é invadida por praticantes de kitesurf.

As cachoeiras são outra atração à parte. Entre as opções para um belo banho estão a Água Branca e Chuveirinho (que ficam dentro da trilha que leva a praia de Castelhanos) e a dos Três Tombos (próxima à praia da Feiticeira).

Voltar ao topo