A Ilha do Mosqueiro é um balneário cercado de belas praias. Abrange uma área de aproximadamente 191Km², distante de Belém, a capital, 67km. Banhada pela baía do Marajó, suas praias sofrem a influência das marés e, por isso, possuem ondas, mesmo sendo praias de rio.
Os chalés antigos que predominam na orla dão ao lugar um aspecto de bucolismo e tranquilidade que, com o passar dos anos, tornou a ilha um dos princiapis balneários da capital, onde a população sempre está em busca de lazer e contato com a natureza.
O Parque de Mosqueiro é formado por um conjunto de ilhas: do Cotovelo, Terra Alta e Carará e ladeado pelos rios Murubira e Tamanduá. Possui 3.000m de trilhas. A localização do Parque, limitada pelos igarapés Tamanduá e Cajueiro e pelo rio Murubira, permitirá a proteção dos mananciais que abastecem de água a Vila do Mosqueiro e da flora e fauna remanescentes.
Dentre as praias mais conhecidas destacam-se: Areião, Grande, Farol, Chapéu Virado, Murubira, Ariramba, São Francisco, Paraíso e Baía do Sol. Algumas são bastante urbanizadas e outras permanecem pouco freqüentadas.


