Que a Ilha do Mel é um dos locais que mais encantam turistas no litoral do Paraná pelas belas praias e recantos todo mundo sabe. A novidade é que agora, quem visitar a ilha, seja para passar o dia ou uma pequena temporada, também vai poder conhecer outras riquezas desta área de preservação ambiental.
É que 24 nativos ou moradores da Ilha do Mel se transformaram em condutores profissionais aptos a conduzir os turistas ilha adentro mostrando não só a natureza mas também o povo, a cultura e contar as muitas histórias e lendas locais.
Para realizar este trabalho, eles fizeram um curso de capacitação oferecido numa parceria entre o IEPR – Instituto de Ecoturismo do Paraná, Sebrae/PR, Setu – Secretaria Estadual de Turismo e Fumtur – Fundação Municipal de Turismo de Paranaguá.
O objetivo é oferecer à comunidade uma nova fonte de renda e ao turista, a possibilidade de conhecer a ilha além de suas belezas naturais. “Queríamos pegar o jovem que já conhecia a ilha por ter nascido ou por morar lá e oferecer a ele a técnica para que pudesse atender aos turistas com uma postura mais profissional. Isso é muito importante, principalmente quando falamos em unidades de conservação. Ou seja, um turismo bastante diferenciado”, diz Daniela Meres Silva, diretora de projetos de marketing da Adetur Litoral. Para este ano, a iniciativa deve se estender para os municípios de Morretes e Guaraqueçaba.
Personagem
Um dos condutores mais ativos do projeto é Amani Fernandes Alves, o Maninho, como é conhecido na comunidade. Além de guia, ele é professor de surfe voluntário para crianças no contraturno escolar e administra um camping.
“Fazemos desde o receptivo lá em Pontal até os passeios e trilhas pela ilha”, explica. “Quando recebo o grupo, já avalio qual o melhor roteiro para levá-los. Depende do número de pessoas, da faixa etária e mesmo do que eles estão dispostos a fazer. Sempre saio com um kit de primeiros socorros e com todo o equipamento necessário”, conta.
![]() |
| A gruta é um dos muitos recantos de Encantadas. |
Nos roteiros feitos pela ilha, é possível observar pássaros raros, orquídeas e bromélias. E ainda dá tempo de contar as muitas histórias -algumas que já viraram lendas – da ilha. Uma das lendas mais famosas é a do Vô Lavínio. Morador da ilha, ele se encantou por uma sereia que conheceu na gruta da Praia de Encantadas.
Como prova de amor, ela lhe deu um saquinho contendo alguns diamantes, pedindo apenas que guardasse segredo sobre o romance e também sobre a sua existência.
O enlace durou muito tempo, até que num determinado dia, pressionado sobre seus sumiços repentinos, Vô Lavínio se viu obrigado a contar aonde ia todos os dias. Revelado o segredo, decidiu mostrar também os diamantes que, para sua surpresa, se transformaram em pedras de carvão.
Hoje, na Ilha do Mel, diz-se que ninguém guarda segredo e que isso teria começado justamente por causa do Vô Lavínio. O mais curioso é que alguns moradores possuem até fotos do Vô, que jurava ser verdade a sua história.
Serviço
Os guias cobram R$ 50 por grupos de até 10 pessoas. Os passeios têm início por volta das 9h e costumam durar até as 15h ou 16h. O roteiro depende da escolha do grupo.
Não é necessário agendar a visita guiada. O contato deve ser feito diretamente com os guias, nas pousadas e campings da Ilha do Mel. O serviço é oferecido diariamente.



