III Encontro de Cultura Caiçara em Paraty

O município de Paraty instituiu o mês de agosto ao da Cultura Caiçara e ao Dia do Caiçara (06 de agosto), iniciativa que partiu da lei proposta pelo pesquisador e historiador Diuner Mello, aprovada pela Câmara Municipal, e sancionada pelo Prefeito Paraty José Carlos Porto Neto, no dia 10 de dezembro de 2007.

Desde então o mês de agosto é considerado o “Mês da Cultura Caiçara” como forma de valorizar e difundir a cultura caiçara, expressão maior da cultura autóctone desta região, especialmente do Município de Paraty e instituiu-se o “Dia do Caiçara de Paraty”, comemorado no dia 6 de agosto – data do nascimento de Manoel de Jesus Torres, grande exemplo de cultura caiçara no século XX. Para tanto há 2 anos ocorre o Encontro de Cultura Caiçara durante o mês de agosto, finalizado pelo Festival da Pinga.

Em 2009, o III Encontro de Cultura Caiçara pela primeira vez apresenta um cronograma com inserção escolar, orientado para a Educação Patrimonial, buscando aproximar os jovens que iniciam suas carreiras a profissionais que de alguma forma atuam no universo cultural caiçara. Espaços para interação entre grupos e indivíduos da cultura caiçara visando discussões sobre identidade cultural e sua importância no contexto nacional e internacional, histórico e atual. Apresentações culturais com nuances tradicionais e contemporâneas que exprimam a realidade caiçara.