Hotelaria prevê ocupação 20% maior no Natal

Curitiba recebeu no ano passado 1.518.000 turistas, fluxo 7% maior do que o registrado em 2001, quando passaram 1.418 milhão de visitantes na cidade. Os dados confirmam a tendência, registrada nos últimos quatro anos, de crescimento no movimento de turistas na capital. O movimento no Aeroporto Afonso Pena também vem registrando a mesma curva ascendente.

Em 2000, passaram pelo terminal 2,163 mil pessoas, considerando-se o movimento de embarque, desembarque e trânsito. Em 2001, o número chegou a 2.578.000 (aumento de 19,20%) e, no ano passado, foram 2.756.000 de pessoas (crescimento de 9,1%).

O trabalho de divulgação realizado pela Prefeitura Municipal, através da Companhia de Desenvolvimento de Curitiba(CIC) e do Curitiba Convention & Visitors Bureau (CCVB) para transformar o Natal em um produto turístico profissionalizado, a expectativa dos setores envolvidos no turismo é positiva para os últimos meses de 2003.

Apostando neste crescimento está a rede hoteleira da cidade que, nos últimos anos, duplicou o número de leitos e assistiu à taxa de ocupação cair consideravelmente. Para o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH/PR), Hercílio Struck, há uma grande esperança depositada no projeto de divulgação do Natal da cidade.

“Esperamos que haja um crescimento no final do ano de pelo menos 20% na ocupação hoteleira”, diz Struck.

O presidente ressalta ainda que, para os próximos anos, a expectativa é maior, já que o produto Natal estará mais consolidado. “Esse trabalho de divulgação da cidade é fundamental para o setor hoteleiro e também para os outros empreendimentos que dependem diretamente de visitas de turistas”, finaliza.

Apesar do aumento no fluxo de turistas, os hotéis nos últimos dois anos estão registrando taxas de ocupação média inferior a 45% e esta situação se agrava com a construção de quinze novos hotéis que estão em andamento com previsão de conclusão até 2005.

Voltar ao topo