A hotelaria nacional acaba de ganhar um programa de responsabilidade social. Trata-se do Hóspedes da Natureza, inspirado no artigo 30 da Agenda 21 Global, que prevê que “associações industriais e comerciais devem estimular empresas a empreender programas para aumentar a consciência e a responsabilidade ambiental em todos os níveis”.

O primeiro seminário para apresentação do programa acontecerá em Curitiba, nos dias 16 e 17 de outubro, na sede do IBPQ-PR.

O programa desenvolve uma série de ações e estratégias que, além de garantir um retorno positivo de imagem para os hotéis, evitam o desperdício de dinheiro, orientam quanto ao destino correto dos resíduos e evitam a exploração indevida dos recursos naturais. Por intermédio de seus hóspedes, funcionários e fornecedores, cada hotel pode se transformar num elemento multiplicador da consciência ambiental, atingindo um número cada vez maior de pessoas e organizações. O projeto visa implementar ações ambientais nos hotéis, buscando economia de até 30% no consumo de energia elétrica, reduções em torno de 20% no consumo de água e de 15% no consumo de gás e uma diminuição de até 25% na geração de resíduos sólidos.

A iniciativa é da Produtividade do Paraná e com o apoio da Federação Nacional de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares (FNHRBS).

Serviço:

a inscrição de empresa no seminário custa R$ 180 e já a inclui como participante do programa. Mais informações podem ser obtidas com o IBQP do Paraná no site da entidade (http://www.ibqppr.org.br) ou pelo telefone (41) 264-2246. O IBQP situa-se à rua Doutor Corrêa Coelho, 741, Jardim Botânico.