Ela já é conhecida pelo Carnaval de Rua e o Festival de Inverno, eventos consagrados no seu calendário turístico. Agora, a pequena cidade histórica do litoral do Paraná consolida o siri como mais um produto turístico, atraindo, neste verão, muitos turistas para seus restaurantes, principalmente nos fins de semana.

continua após a publicidade

Alguns pratos, feitos à base deste fruto do mar, só são encontrados em Antonina. Fazem sucesso, por exemplo, o risoto, a panqueca, a empada, o caldo e até o hambúrguer, tudo feito de siri. Além disso, o turista pode também saborear o tradicional barreado. É Antonina se firmando como destino no roteiro gastronômico paranaense.

“De alguns anos para cá, Antonina passou a buscar uma identidade. E o escolhido foi o siri, uma vez que todo o processo é feito pela comunidade local, desde a coleta, a comercialização, até a oferta nos restaurantes, o que o torna uma atividade autossustentável”, explica a secretária municipal de Turismo e Cultura, Greice Schmegel.

A secretaria ainda não tem uma base de dados, mas está preparando um levantamento para saber quanto o siri movimenta na região e qual seu real impacto na economia local.

continua após a publicidade

Até hambúrguer

Adornos refletem fase áurea da construção do Teatro Municipal, no início do século XX.
continua após a publicidade

Resultado de uma “brincadeira de quando era moço”, o hambúrguer de siri de Joaquim Ferreira dos Santos é hoje popular em Antonina. “Tudo começou quando eu tive um bar na Ponta da Pita”, lembra.

“Era na época em que os quiosques com serv car viraram moda. Eu abri o quiosque no meu quintal e servia os clientes em seus carros, parados na rua da minha casa. Um dia, ouvi no rádio algo sobre um concurso de lanches. Inventei o hambúrguer de siri, que hoje todo mundo conhece. Só que acabei não enviando a receita para o dito concurso”, relata.

O hambúrguer leva, é claro, a carne de siri, queijo fatiado, presunto e alface. A receita original tinha até uma fatia de abacaxi. “Siri é a minha praia”, afirma Santos. O restaurante de Joaquim – o Cantinho de Antonina – fica em meio ao Mercado Municipal.

Divulgação
Panqueca e casquinha são apenas duas versões de pratos feitos à base de siri servidos nos restaurantes locais.

No Carnaval, a idéia de Joaquim é lançar o Caldinho da Madrugada. “Sairei vestido de cozinheiro, servindo caldinho de siri para os foliões”, promete. “Antonina hoje está buscando essa diferenciação, por meio da carne de siri. E essa é a minha colaboração. Meu lema é: quem siri por último, siri melhor”, brinca.

A panqueca de siri é outro prato criado em Antonina. No Restaurante Buganvil’s, “o principal diferencial é o tempero”, afirma o proprietário Tony Frank Bruinje, que adicionou um toque holandês aos pratos na casa.

“São segredos trazidos pelos meus pais, que chegaram ao Brasil como imigrantes em 1948”, conta. O toque holandês também faz sucesso na casquinha de siri, que “tem uma ótima saída”, garante. A panqueca é servida com legumes e molho de camarão.

Serviço:

– Restaurante Buganvil’s: Rua Vale Porto, 10. Horário de atendimento: terça-feira a domingo, das 11h30 às 15h30; sexta e sábado, das 19h às 22h. Telefone: (41) 3432-1434.
– Restaurante e Petiscaria Cantinho de Antonina: Rua Conselheiro Antonio Prado, s/n.º, Mercado Municipal. Horário de atendimento: terça-feira a domingo, das 9h às 22h. Telefone: (41) 3432-3445.
– ,Teatro Municipal: horário de atendimento é de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h30 às 17h. Telefone: (41) 3978-1093.
– Outras informações sobre a cidade: www.portalantonina.com.