Hamburgo, a cidade verde da Alemanha

No norte da Alemanha está Hamburgo, a segunda maior metrópole do país e onde opera um dos maiores portos internacionais da Europa. Os habitantes locais gostam de chamá-la de ?porta para o mundo?. É uma referência à sua tradição centenária de cidade-estado e o importante papel que desempenha, tanto política quanto culturalmente.

A grande Hamburgo, com seus cerca de 1,8 milhão de habitantes, é uma cidade cosmopolita, que preserva a elegância de seus palácios, as magníficas orlas e avenidas, os musicais internacionais, seu extravagante centro de compras e o bairro boêmio St. Pauli. Uma brisa vinda de longe sopra mar afora até chegar à cidade-depósito, Fleerte e demais canais. As extensas áreas verdes e parques fazem de Hamburgo a cidade verde da Alemanha.

Os passeios de barco a vapor
pelo Alster oferecem vista diferenciada da região.

É lá que se encontra o teatro de ópera mais antigo da Alemanha, uma companhia de balé de fama mundial (Ballet de Hamburgo John Neumeiers) e teatros famosos, como o Teatro Thalia. A vida cultural noturna é agitada. Na programação sempre há uma série de musicias e de peças de teatro variadas.

A cidade é um paraíso único para compras. Casas tradicionais, galerias cobertas e exclusivas lojinhas enchem os olhos dos mais consumistas. No bairro das galerias comerciais, entre Jugfernstieg e Neuer Wall, encontra-se uma seqüência de luxuosas galerias. As elegantes ruas de comércio, como ?Mönckebergstrasse? satisfazem a todos os gostos.

Atrativos

Um atrativo e também sugestão de passeio interessante em Hamburgo são os hafenrundfahrt, tours ao longo do porto, de barcos-museus e do antigo túnel do Rio Elba. O badalado Reeperbahn é o melhor ponto de entretenimento de Hamburgo em St. Pauli, onde o turista pode assistir a musicais e teatros ou se divertir nas danceterias e bares.

O Estádio de Hamburgo vai
abrigar um dos quatro jogos das
quartas-de-final, no dia 30 de junho.

Vale também uma visita ao Mercado de Peixes, que funciona todos os domingos, das 5h às 10h da manhã. Os alterschippern, ou cruzeiros pelo Alster com barcos brancos a vapor, são uma boa pedida nos dias de calor, como estarão no período da Copa do Mundo. Entre uma partida e outra, o turista pode aproveitar ainda para conhecer o Hagenbecks Tierpark, o zoológico local.

Jovens

Como se pode esperar de uma cidade de tal dimensão, Hamburgo é cheia de extraordinárias e incomuns atrações para jovens. Os mais conhecidos clubes e discotecas da cidade estão no Kiez, em St. Pauli e os bares mais badalados em Ottensen e Alton, enquanto que em Uhlenhorst e Eppendorf se encontra uma grande diversidade de restaurantes internacionais. As melhores bugigangas da década de 70 são vendidas no bairro de ?Karolinenviertel?.

Economize com o Hamburgo Card

Vida noturna da cidade é agitada,
sempre com uma série de musicais
e peças de teatro variadas.

Com o Hamburgo Card a passagem em transportes públicos na grande Hamburgo é livre, além de oferecer descontos em tours ao longo de portos do Alster, museus e navios-museus, visita à prefeitura, no ?Michels?, no Hamburg Dungeon e no Zo-ológio Hagenbecks. Em alguns locais, além dos descontos, pode-se obter entrada franca. Pessoas de até 30 anos podem também se beneficiar com o Power Pass, específico para jovens.

Região enfeitada por flores e palácios

Vale a pena fazer um passeio pela região chamada também de Terra Velha (Altes Land). É a maior área de cultivo de frutas da Alemanha, com suas casas rurais típicas e suas maravilhosas portas de entrada, do outro lado do Rio Elba. São oferecidos tours com guias de turismo em trajes tradicionais. Stade é uma antiga cidade hanseática com um centro antigo e confortável.

Outra dica é ir a Lüneburg, uma cidade cheia de surpresas com um centro histórico medieval e arquitetura típica, composta por prédios de tijolos à vista. Se der tempo, vale fazer uma excursão para o castelo e cerrado de Lüneburg, a trinta minutos de trem, partindo de Hamburgo, e a Undeloh, uma vila típica à beira do parque natural do cerrado de Lüneburg. Mais informações: www.hamburg-tourism.de.

Voltar ao topo