Guaramiranga está situada a 110km de Fortaleza, a uma altitude de 865 metros. Considerada como um dos locais mais belos do Ceará, é dona de uma população acolhedora, de destacados dons artísticos, culturais e atrativos naturais. É o local ideal para um convívio mais próximo à natureza. A própria Serra de Guaramiranga já é um atrativo natural.

De vários locais da cidade é possível ver o Mirante do “Pico Alto”, ponto culminante do Maciço de Baturité, com 1.115 metros de altitude. Do Pico, pode-se avistar boa parte do sertão cearense, em meio à verde vegetação das serras do entorno, além de parte do rio Pacoti. O acesso ao local pode ser feito através de trilhas ecológicas ou por estradas de asfalto.
As flores que fazem o cenário de Guaramiranga também podem ser consideradas atrativos naturais. O município é hoje o maior exportador de flores do Brasil. Além disso, ainda existem o Parque Ecológico de Guaramiranga, uma área de proteção ambiental, as cachoeiras de São Paulo e do Urubu.

Guaramiranga dispõe da melhor infra-estrutura para o turismo. Possui rede hoteleira desenvolvida e seus eventos atraem um número de visitantes que, por vezes, superam numericamente a população local. O “Festival de Jazz e Blues”, realizado à época do carnaval, é um evento de repercussão nacional e internacional, onde se apresentam grandes nomes da música instrumental brasileira.

O “Festival Nordestino de Teatro” é um dos grandes eventos do calendário cultural do Estado do Ceará. Durante os fins de semana do mês de julho, Guaramiranga realiza a “Mostra Cultural do Maciço de Baturité” e a “Mostra de Teatro de Guaramiranga”, que oferece o melhor da arte do Maciço. São os grupos de tambores, flautas, corais e folclore que se apresentam na praça e nos dois teatros existentes na cidade.