A troca da estação já refletiu no setor de turismo e a cidade de Gramado. No Rio Grande do Sul, está em primeiro lugar entre os destinos nacionais na preferência dos brasileiros.

A conclusão é do último levantamento realizado pelo buscador de viagens Mundi (www.mundi.com.br), que apontou um aumento de até 205% na média de buscas por cidades mais “frias” nos últimos 30 dias e uma queda de até 60% na procura por destinos quentes.

As cidades de baixa temperatura são, segundo a pesquisa do Mundi, as preferidas pelos brasileiros para os próximos feriados nacionais, como o do Dia do Trabalho (1.º de maio).

Nova York está em primeiro lugar entre os destinos mais buscados, com um aumento médio de 205%, seguido de Gramado, com 108% a mais de procura. Santiago do Chile aparece em terceiro lugar na pesquisa realizada pelo Mundi, com uma média de aumento de 100%, enquanto Campos do Jordão (SP) ocupa o quarto lugar, com alta de 60% nas buscas.

Buenos Aires (Argentina), Paris (França), Porto Alegre (RS), Bariloche (Argentina), Londres (Inglaterra) e Foz do Iguaçu (PR) completam o ranking de destinos mais procurados para os feriados.

Gilberto Tomasini, secretário de Turismo de Gramado, destaca que, apesar da crise mundial financeira, os brasileiros continuam viajando. “Felizmente, os brasileiros não diminuíram os seus índices de busca de destinos de viagens mesmo com a crise financeira. O que muda, ocasionalmente, são as rotas de destinos, dependendo do período, e Gramado já vive em clima de alta temporada”, atesta.