Golfe, a nova tendência nos hotéis do Brasil

No País, há mais de dez projetos para construção de campos de golfe em fase de negociação, que somam investimentos de US$ 1 bilhão. Difundido no Brasil desde o final do século XIX e no Paraná, desde a década de 30, com a fundação do Graciosa Country Club, o golfe é um esporte que se encontra em franca expansão. Aos poucos, está deixando de ser considerado uma atividade de elite para invadir os grandes centros.

Segundo dados da Federação Paranaense de Golfe (FPG), o golfe é o esporte que mais cresce no mundo: 10% ao ano. Atualmente, o Brasil possui uma média de setenta campos oficiais e aproximadamente vinte mil praticantes, sendo que mil destes estão no Paraná.

Essa expansão deve-se ao desenvolvimento de novos projetos e ações de marketing que visam propagar o golfe em todo o País. Hoje há cerca de trinta projetos, dos quais vinte são novos campos sendo viabilizados e outros em estudo. É possível notar esse crescimento de adeptos nos clubes. Antigamente, estes eram totalmente restritos aos sócios. Hoje, já existem locais onde é permitido o praticante jogar sem ser sócio, pagando o green fee.

Hotéis e resorts

Pelo fato de ainda contar com um número reduzido de participantes, o esporte representa excelente oportunidade para investimentos, especialmente em resorts com campos de golfe. Hoje as grandes cadeias de hotéis só partem para empreendimentos grandiosos onde podem construir campos de golfe. Isso vem trazendo um impacto econômico na indústria hoteleira mundial.

Recente pesquisa feita nos Estados Unidos, em todos os níveis de executivos, verificou que 86% dos entrevistados procuram lugares onde possam jogar golfe para passar suas férias. Com base nas estatísticas atuais e avaliando o histórico do crescimento, a faixa de turista-golfista passará de treze milhões para 65 milhões nos próximos cinqüenta anos.

Outro grande atrativo que demonstra essa tendência mercadológica é o fato de o turista-golfista representar a fatia de mercado mais cobiçada pela indústria hoteleira, pois ele tem bom poder aquisitivo e consome quatro vezes mais que o turista comum. Cerca de treze milhões de golfistas viajam anualmente pelo mundo, somente para jogar.

Um campo de golfe pode ser construído dentro de um prazo de 18 a 24 meses, a um custo de US$ 1,5 a 5 milhões e o retorno pode ser obtido em, no máximo, cinco anos.

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