França segue na preferência dos turistas

A França permanece imbatível como primeiro destino turístico mundial. De acordo com o Ministério do Turismo francês, o país recebeu, ano passado, 78 milhões de turistas estrangeiros, três milhões a mais que em 2005. As receitas turísticas tiveram um crescimento de 2,5%, representando 34 bilhões de euros.

Um fator interessante foi o retorno da clientela norte-americana e japonesa, e a presença mais forte da clientela chinesa que, juntas, colaboraram significativamente para a balança favorável de receitas. A meta do Ministério do Turismo da França, juntamente com a Maison de la France, órgão de promoção turística do ministério, é atingir 40 bilhões de euros de receita em 2010.

Desses 78 milhões de turistas estrangeiros, a metade declara que a cultura é uma das principais motivações para visitar o país. Esses viajantes culturais investem em circuitos temáticos, museus, visitas, e em média, permanecem no país por mais tempo, em torno de 10 a 12 dias.

A taxa de entrada nos museus franceses provindas de turistas é de 60%, dos quais 34% são estrangeiros. O turismo emprega na França aproximadamente dois milhões de pessoas de forma direta e indireta, e representa 6,5 do PIB nacional. Para se ter uma idéia, até setembro de 2006 havia 846.000 assalariados empregados em hotéis, cafés e restaurantes.

Mercado brasileiro

Dos 1.970.000 brasileiros que visitaram a Europa, 370 mil visitaram a França, que permanece como primeiro destino dos brasileiros no continente. Com isso, o Brasil está na décima primeira posição no ranking mundial de turistas estrangeiros na França. Os 370 mil que lá tiveram representam 5% a mais com relação ao ano de 2005. A estimativa é de crescimento, uma vez que a oferta de vôos tem aumentado consideravelmente e a economia do país permanece estável.

O que mais motiva os brasileiros a viajar na França é a cultura (106 mil visitaram, por exemplo, o Museu do Louvre), gastronomia, moda e compras (os brasileiros estão entre os top ten clientes de lojas como Galeries Lafayette e Printemps). Paris e Riviera Francesa estão entre os destinos mais visitados.

A Organização Mundial do Turismo (OMT) estima que o turismo internacional cresceu 4,5%. No mundo todo foi um total de 842 milhões de turistas ultrapassando as fronteiras para visitar outros países. De acordo com os resultados de um estudo de prospecção realizado pela OMT, com previsões para 2020, haveria um fluxo de crescimento geral no setor turístico, incluindo inclusive um reequilíbrio entre os países, principalmente com relação à China. Segundo esse estudo, a França teria 106,1 milhões de turistas em 2020, com 6,8% do mercado turístico mundial.

Voltar ao topo